domingo, 21 de junho de 2015

Yolanda

.

Deriva do grego Violante, que por sua vem do latim “viola”, ou seja, “violeta”.

Este nome foi suportado por uma imperatriz do Império Latino de Constantinopla. Foi usado também por seus descendentes nas famílias reais da Hungria (escrito como Jolanta) e Espanha (Violante). Outra portadora famosa era uma condessa de Vianden, no século 13, em Luxemburgo, que se juntou a um convento contra a vontade dos pais, mais tarde tornando-se tema de lenda medieval.

Outros Idiomas: Jolanda (croata), Jolana (Checo), Jolanda (holandês), Yolande (francês), Iolanda, Jolanda (italiano), Jolanta (Polish), Iolanda (Português), Iolanda (Romeno), Jolana (Slovak), Jolanda (esloveno).

Em geral, resisto a nomes com a letra Y, mas no caso de nomes começados com "I" e seguidos de vogal, como "Iolanda", acho que fica com a grafia mais elevada se escrito com "Y", Yolanda. Como essa é uma variante válida, não é inventada e nem estropiada, todas as letras ficam bem demarcadas. 

Esse nome é incrivelmente belo e majestoso. É ousado sem ser arriscado, afinal, embora raríssimo - 13 registros no ano de 2014 no estado de São Paulo (Arpen/SP, 2014) somados a 16 registros de Iolanda no mesmo estado, e 4 registros na grafia Iolanda em Portugal - é um nome fácil de ser reconhecido, não é nenhuma aberração e nem "cheira a mofo". 

Personalidades:

Yolanda Mohalyi - foi uma pintora e desenhista húngara naturalizada brasileira.

Yolanda de Ataliba Nogueira Penteado – foi uma socialite e princesinha do café, pertencente à uma das famílias mais tradicionais da aristocracia brasileira.

Yolanda Pereira – nascida em Pelotas em 1910, foi a primeira brasileira a conquistar o titulo de Miss Universo em 1930, embora o titulo não seja reconhecido oficialmente.

Iolanta (Yolanda) é uma ópera lírica em um ato de Pyotr Tchaikovsky. O livreto foi escrito pelo irmão do compositor, Modest Tchaikovsky, é baseado num conto dinamarquês Kong Renés Datter (a filha do rei René) por Henrik Hertz. A peça foi traduzida por Fyodor Miller, e adaptada por Vladimir Zotov. A estreia foi em 18 de dezembro de 1892, em São Petersburgo.

Há uma conhecida música de titulo Iolanda, composta por Chico Buarque e gravada por vários intérpretes (vídeo, interpretada por Christian e Ralf). Aliás, sendo este um dos principais motivos da minha simpatia pelo nome. 






By



.


3 comentários:

  1. A música do Chico na verdade é uma adaptação da original cubana...

    ResponderExcluir
  2. Eu lembro do humorista Ivo Holanda (mas não será alvo de bullying por parte de outras crianças que nem conhecem o humorísta, talvez possam fazer associação com Holanda, mas nada negativo, acho - talvez o composto Yolanda Tulipa fique até que muito interessante -> a flor tulipa na cor violeta e faria referência ao país referência no cultivo dessas flores - mas acho que isso seria para pais super alternativos e que tenham alguma ligação com aquele país - que tbm é chamado de "países baixos" por aqui). O fato de ser terminado em "anda" como Fernanda, Ananda, Miranda é até interessante. O apelido Yoyo é muito fofo, confesso (mas nomes que podem gerar esse apelidinho lindo e simpático prefiro Yoná ou Yohana). Sobre a terminação "landa" lembra lavanda, algo que lava e tem perfume de lavanda (remete a este ar campestre, bucólico, sim uma moça de uma época antiga e mais romantizada). Entretanto, não o colocaria por causa de uma operadora de telemarketing com esse nome que disse para minha mãe "isto é problema seu senhora", era uma mulher rude e estupidamente mal educada. Sim, tive muito ranço dela. Não posso considerar que todas sejam assim, mas não nomearia uma filha com esse nome, afinal traz essa memória emocional negativa. Acredito que a menina que terá esse nome (ou que tenha) será uma pessoa de muita personalidade, pois o nome remete a esta força (é um nome forte ao se falar). O fato de remeter a flor e a cor também o tornam atraentes. O violeta tem esse aspecto gótico, místico, bruxo e até mesmo de transmutação e de magia. É uma cor que remete a noite. Não acho a flor violeta bonita, sempre a via em vazinhos pretos quando criança e dava um aspecto pesado (cada um tem sua visão sobre o mundo e sobre as coisas - então é importante respeitar)...não sei explicar, mas para quem é amante da flor e gosta, seria muito interessante viu. Gostaria de ver uma pequena com este nome (e acredito que será uma pessoa decidida, mística, delicada e romântica - e que a Yolanda do telemarketing foi um ponto fora da curva kk).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. obrigada por sua contruibuição. me chamo Iolanda (com I) e se sempre perguntam se é com y..não tinha atentado para isso. mas tenho tudo haver com esse nome. até a cor do meu batom puxa pro violeta. bjs

      Excluir