quarta-feira, 10 de junho de 2015

Yasmin

Yasmin Brunet 

Yasmin (Muitas vezes usado no Brasil como "Yasmim") ou Iasmim vem da língua persa یاسمن (yasamen) que significa "jasmim". O Jasmim é uma planta de flores perfumadas, usadas para extrair essência e fazer perfumes. Nos tempos modernos, ele tem sido usado no mundo de fala Inglês, como uma variante de Jasmine.

Para todos os efeitos, Yasmin, Iasmim, Jasmim, Jasmine são o mesmo nome. Em grafias diferentes.

Esclarecendo... 


De acordo com Shamaim, é necessário chamar atenção para a grafia correta: Iasmim em português, Yasmin em farsi (língua persa). Essas são as grafias corretas. Mas a confusão é comum no Brasil, invertendo-se muitas vezes para "Iasmin" ou "Yasmim". 

Variantes: Yasamin, Yasmeen, Yasmine, Yasmina (persa), Yasmeen, Yasmine (em árabe), Jasmin, Jasmine, Jasmyn, Jazmin, Jazmine, Jazmyn, Yasmine, Yazmin (inglês)

Outros idiomas: Yasemin (Turco).              

Encontra-se na 25ª posição no ranking do Baby Center Brasil 2014, mas caiu três posições em relação ao ranking 2013.

Em São Paulo, no ano de 2014, foram registradas:

Nome
Registros
Yasmin
4312
Yasmim
1633
Iasmin
79
Iasmim
52
Jasmin
31
Yasmyn
29
Jasmine
27
Jasmim
22
Iasmyn
17
Jasminy
14
Yasmym
12
Yasmine
11
Jasmyn
11
Fonte: São Paulo, ARPEN – 2014.

Curiosidades

Yasmin Brunet, modelo brasileira nascida em 1988, filha da também modelo Luíza Brunet.

Yasmin Le Bon (29 de outubro de 1964, Oxfordshire) é uma modelo do Reino Unido. Esteve entre as modelos mais bem pagas na década de 80.

.


Yasmin Paige (24 de junho de 1991) é uma atriz inglesa que é mais conhecida por seu papel de Maria em The Sarah Jane Adventures, um spin-off do programa de televisão de ficção científica da BBC Doctor Who.

Comentários

Yasmin apesar de ser um nome popular, continua tendo seu encanto. 

Sempre achei que a popularidade de Yasmin aumentou drasticamente no Brasil após o caso Daniella Perez, a filha de Glória Perez assassinada em 1992. 

Na época Daniella trabalhava na novela De Corpo e Alma interpretando a personagem Yasmin, foi assassinada por Guilherme de Pádua, que fazia par romântico com a vítima na trama, e por Paula Thomaz, esposa de Guilherme.
O corpo da atriz foi encontrado numa região de floresta na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro, com 18 golpes de punhal, que causaram sua morte. 

O caso chocou o Brasil pelos envolvidos no caso serem artistas muito conhecidos e que trabalhavam juntos. A primeira notícia do caso veio a público um dia depois, em 29 de dezembro de 1992,  juntamente com outra grande notícia de repercussão nacional, a renúncia do ex-presidente Fernando Collor de Mello. 

Os dois assassinos foram condenados por júri popular e libertados em 1999.

O nome Daniela – em 1992 – não podia ser mais popular: estava esgotado e cansado de tanta popularidade. Mas o nome Yasmin era algo novo, moderno, interessante, encantador.

Foi nesse período que conheci os primeiros bebês chamados Yasmin e por isso sempre associo o início da “saga” do nome Yasmin à personagem da Daniella Perez.

Por outro lado, recentemente, a filha da modelo Luiza Brunet, que se chama Yasmin, começou a fazer sucesso nas passarelas. Talvez esse seja também um ponto a favor do nome.

Ele não gera apelidos indesejáveis, felizmente. Mas não fica harmonioso em compostos mais tradicionais (Como Ana Yasmin ou Maria Yasmin, parece que estamos falando de duas pessoas diferentes), e é complicado harmonizar com outros nomes fora do “trivial”.

By





.


10 comentários:

  1. Respostas
    1. Meu nome é Yasmim,mas Yasmin,e Yasmim tem o mesmo significado ne?sor pq mudar o n,m ? Muda o significado?

      Excluir
    2. Olá xará, meu nome também é YASMIM com M no final e o N ou M no final não muda o significado. Pode ficar tranquila :)

      Excluir
  2. Gosto bastante de Yasmim. É dos poucos nomes de flores que eu adoro. Lindo, floral, delicado e feminino.

    ResponderExcluir
  3. Wwwooh♥ amo meu nome acho ele tão delicado ele totalmente me define sou tão apaixonada dele desde pequena por causa do filme alddin

    ResponderExcluir
  4. Eu também 😍 me chamo Iasmim Ele é com i, mas mesma assim eu gosto dele

    ResponderExcluir
  5. Me chamo Yasmim e sempre achava que havia poucas pessoas com esse nome, mas quando estava cursando o 2 ano do ensino médio isso mudou, na minha sala contando comigo haviam 3 yasmins kkkk foi mto maneiro estudar com pessoas com o mesmo nome. Nosso nome é lindo <3

    ResponderExcluir
  6. Meu nome é Iasmim e todo mundo sempre disse que tava errado, agora tô vendo aqui que na verdade o meu tá certo... Vou jogar na cara de todo mundo kkkkk

    ResponderExcluir