domingo, 21 de junho de 2015

Úrsula

.

Significa “pequeno urso”, derivado de uma palavra latina diminutiva para ‘Ursa’, ou literalmente, “ursinha”. O significado fofo contrabalança com o potencial de força do nome, imponente e ousado.

Existem variantes como Ursella em inglês (isso é bem ruim), diminutivos como Ursel, Uschi (alemão), e usos em outros idiomas, como Orsolya (húngaros), Orsola (italiano), Urszula, Ula (Polonês), Urška (esloveno).

Popularidade

Se uma das preocupações ao fazer uma escolha relacionada a nomes, é fugir da popularidade deles, Úrsula é uma excelente opção. Não aparece nos rankings brasileiros disponíveis e ocorreu apenas um registro de Úrsula em Portugal.

Personalidades:

Santa Úrsula: foi uma santa da Igreja Católica natural da Grã-Bretanha, martirizada por volta do ano 380 d.C na Alemanha. Santa Úrsula era uma princesa virgem lendária do século 4 que foi martirizada pelos hunos ao retornar de uma peregrinação. Na Inglaterra, a santa foi popular durante a Idade Média, e o nome entrou em uso geral na época.

Úrsula Andress: Atriz de cinema suíça, um dos grandes símbolos sexuais das telas nos anos 60, lançada como Bond Gril no primeiro filme de James Bond, 007 Contra o Satânico Dr. No.

Úrsula Kroeber Le Guin: escritora norte-americana, escreveu romances, contos, poesias, literatura infantil, com destaque para fantasia e ficção cientifica, como por exemplo, “A mão esquerda das trevas”.

É também o nome da atriz e cantora brasileira Úrsula Corona.

Por ser um nome forte, o cinema, a literatura e a dramaturgia geralmente usa-o para suas vilãs, como por exemplo, a vilã de a Pequena Sereia, ou a Condessa Úrsula da novela global Cordel Encantado.



By





 .

Nenhum comentário:

Postar um comentário