domingo, 14 de junho de 2015

Stella

.


Stella quer dizer “estrela” em latim. Foi usado pela primeira vez pelo poeta Philip Sidney (século XVI) para sua coleção de sonetos “Astrophel e Stella”. Existe também nas variações Estela (português), Estelle (francês), Stelle (inglês). 

De Stella derivaram os compostos italianos Maristella, Mariastella, Maria Stella e também Stella Maris. O nome Stella compartilha o significado com Ester, Csilla, Ylli, Najm, Astro, Hoshi e Tara

Na verdade, Stella é a palavra literal em italiano para "estrela" (lembrando que o italiano é uma língua derivada do latim), ou seja, o corpo celeste que possui luz própria. As estrelas sempre estiveram ligadas ao romantismo, à imaginação humana, à poemas e histórias do rol de obras da humanidade ao longo de todo o tempo, eram também frequentes nas mitologias de diversos povos, por isso, é um belo significado. 

Encontra-se na 63ª posição no ranking anual de nomes mais usados, organizado pelo Baby Center Brasil, mas caiu duas posições em relação ao ano anterior. Em São Paulo, de acordo com a Arpen/SP, foram estes os registros de Stella e suas variações no ano de 2014:

- Stella: 414
- Estela: 182
- Estella: 62
- Stela: 47
- Sthella: 12

Segundo o IBGE (Nomes no Brasil, Censo 2010), esse é o nome de 6.065 pessoas no Brasil, sendo que a maior parte nasceu nos anos 2000. Além disso, a taxa de frequência dá destaque para um número de maior de Stella's no Distrito Federal. 

Stella McCartney, estilista britânica nascida em 1971, é filha do ex-beatle Paul McCartney.


Stella McCartney





By





.

6 comentários: