segunda-feira, 1 de junho de 2015

Samuel

.

A partir do nome hebraico שְׁמוּאֵל (Shemu'el), que pode significar tanto "nome de Deus" ou "Deus ouviu". Samuel foi o último dos juízes dominantes no Antigo Testamento. Ele ungiu Saul para ser o primeiro rei de Israel, e mais tarde teria ungido Davi.

Como um nome cristão, Samuel entrou em uso comum após a Reforma Protestante. Portadores famosos incluem inventor norte-americano Samuel Morse (1791-1872), escritor irlandês Samuel Beckett (1906-1989), e autor americano Samuel Clemens (1835-1910), que escreveu sob o pseudônimo de Mark Twain.

Variantes: Samuli (finlandês), Shmuel (Hebraico)

Diminutivos: Sam, Sammie, Sammy (Inglês), Sami, Samppa, Samu (finlandês)

Formas femininas: Sam, Samantha, Sammie, Sammy, Sammi (Inglês), Samantha (holandês), Samanta (Espanhol)

Outros idiomas: Samouel (grego bíblico), Shemu'el (Hebraico Bíblico), Samuhel (Bíblico Latina), Samuil (búlgaro), Samuel, Samu (húngaro), Samuele (italiano), Samoil (macedônio), Samuil (russos), Sawyl (Galês)

Popularidade

É o 17º no ranking de nomes do Baby Center Brasil, sendo que caiu uma posição em relação ao ano passado.

Em São Paulo teve 5.429 registros (Arpen/2014), além dos 34 meninos registrados como Samuell (sim, com dois L’s, embora não faça muito sentido). Também temos a presença de 11 meninos chamados Samoel com O, que até onde se sabe, é uma grafia equivocada.

Curiosidades

Samuel Leroy Jackson (Washington, DC, 21 de dezembro de 1948) é um ator e produtor estadunidense. Alcançou a fama no início da década de 1990, após uma série de atuações relevantes, tornando-se desde então um astro e ícone cultural, aparecendo em grande número de filmes e dublagens.

Comentários

Um ponto extremamente positivo do nome Samuel é que ele se constitui em um nome internacional. Observa-se que as grafias e pronúncias se assemelham em várias línguas.

Além disso, tem a terminação parecida com Gabriel, Miguel e Rafael, alguns dos mais populares no Brasil, mas conserva ainda a originalidade em várias regiões do Brasil.

É um nome bastante usado na comunidade judaica, por conta da grande importância de Samuel, o profeta. 

By








.

5 comentários:

  1. Adoro adoro adoro. Está no meu top 10 masculino. Espero um dia usá-lo. É delicado, internacional e não muito usado.

    ResponderExcluir
  2. Segundo o IBGE, Samuel é o nome de 293.243 pessoas no Brasil. Eu acho isso demais. O estado onde ele mais tem representantes é no Distrito Federal, e o crescimento extremo do uso do nome se dá na década de 2000. Depois cresceu mais ainda. Só resta esperar os dados a partir de 2010.

    ResponderExcluir
  3. Atualizando, em São Paulo, no ano de 2015 (dados da Arpen/SP) foram 6078
    registros de Samuel, aumentou bastante de um ano para o outro. Imagina em todo o país?

    ResponderExcluir
  4. Dentre os populares, não é dos mais mais mais populares, então para mim ainda está valendo.

    ResponderExcluir