quinta-feira, 18 de junho de 2015

Renan

.


Segundo o site Baby Center Brasil, o nome Renan vem do termo gaélico para "foca" ou "foquinha", através do francês (onde também se usa a variação Ronan).


Entretanto, há outras versões: o nome Renan, ao contrário do que muitos pensam, não significa simplesmente "foca". Sua origem vem do nome celta Ronan (dependendo da região também era grafado como Rónán), e que era comum principalmente nas regiões onde hoje são a Escócia e Irlanda. Ronan, na verdade, era o nome de uma vela de uma pequena embarcação, que pode ser traduzido como "pequena foca", mas que nada tem a ver com o animal. 

Segundo a História, durante a Idade Média, um padre irlandês chamado Ronan foi convocado pelo Papa para ir até a região da Bretanha, atual França, e catequizar os bretões, que estavam voltando à religião pagã.


Em pouco tempo começou a nascer uma cidade em volta do local onde o padre havia se instalado e, após sua morte, este começou a ser adorado como santo. Com o tempo, o nome Ronan ganhou a pronuncia e grafia de Renan e foi com este nome que o padre foi elevado a categoria de santo, se tornando São Renan. A cidade que nasceu em volta da casa do padre hoje se chama Saint Renan.

Existem alguns outros santos com nome de Ronan e Renan, mas esta é tida como a provável origem do nome em território francês.


Outros sites dizem que é uma forma germânica do nome Runant, criado a partir da palavra run ("mistério") e significa "misterioso". Outros afirmam que Renan também pode ter origem na palavra céltica ron, que significa "amigo" ou "parceiro


Curiosidades


Renan Dal Zotto, ex-jogador brasileiro de vôlei, nascido em 1960, conquistou a medalha de prata na Olimpíada de Los Angeles-1984.


No Ranking do Baby Center, Renan é o 99o colocado, tendo caído sete posições em relação ao mesmo ranking de 2013.


Em São Paulo, segundo dados oficiais, foram estes os registros de Renan:


Nome
Qtd
Renan
735


Fonte: ARPEN/SP (2014)




By



.

7 comentários:

  1. Adorei, muito obrigado, preciso fazer um trabalho sobre meu nome, contendo contexto histórico e tudo mais, e esse foi o único site q encontrei essas informações, muito obrigado de verdade!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ficamos muito contentes em ter ajudado! Obrigada a você por curtir nosso blog.

      Excluir
  2. Si eu fizesse uma tatuagem com significado do nome renan qual.tatuagem seria?

    ResponderExcluir
  3. Muito legal, adorei a história e os significados. Tão de parabéns

    ResponderExcluir
  4. Muito instrutivo as informações. Não sabia nada disso. Vou pesquisar sobre a cidade de Saint Renan.

    ResponderExcluir
  5. Muito interessante, sempre soube que o meu nome não teria somente o significado de ' foca ' rs.

    ResponderExcluir