quinta-feira, 18 de junho de 2015

Raquel

.

Do Hebraico רָחֵל (Raquel), que significa "ovelha". No Antigo Testamento, este é o nome da esposa favorita de Jacó e mãe de José e Benjamim. O nome era comum entre os judeus na Idade Média, mas não foi usado geralmente como um nome de cristão no mundo anglófono depois da Reforma Protestante.

Variante: Racquel (Inglês)

Outros idiomas: Rachel (Bíblico), Rachel (grego bíblico), Rachel (Hebraico Bíblico), Rachel, Rahel (Bíblico Latina), Rakel (dinamarquês), Rachel (holandês), Raakel (finlandês), Rachel (francês), Rachel (Alemão), Rachel (em hebraico), Rahel (húngaro), Ráichéal (irlandês), Rachele (italiano), Rakel (norueguês), Rahela (romeno), Rahela (sérvio), Rakel (sueco), Ruchel (iídiche)

No Ranking do Baby Center Brasil, dos 100 mais usados em 2014, Raquel aparece em centésimo lugar, e sendo um nome novo, é bem provável que sua participação seja curta, já que os últimos lugares do Ranking geralmente são sumariamente substituídos com o passar dos anos. 

No estado de São Paulo, foram estes os registros de Raquel no ano de 2014:

Nome
       Qtd
Raquel
470
Rachel
32
Fonte: ARPEN/SP (2014)


Rachel de Queiroz (Fortaleza, 17 de novembro de 1910 — Rio de Janeiro, 4 de novembro de 2003) foi uma tradutora, romancista, escritora, jornalista, cronista prolífica e importante dramaturga brasileira. Autora de destaque na ficção social nordestina. Foi a primeira mulher a ingressar na Academia Brasileira de Letras. Em 1993, foi a primeira mulher galardoada com o Prêmio Camões. Ingressou na Academia Cearense de Letras no dia 15 de agosto de 1994, na ocasião do centenário da instituição.



By





.

3 comentários: