domingo, 14 de junho de 2015

Pietra

.

Pietra é a forma feminina de Pietro, usada majoritariamente no Brasil.

Na Itália, segundo a membro da equipe do site sobre nomes italianos, Nomix.it, Stefania Giungale, a forma feminina de Pietro é Piera, pois “pietra” é “pedra”, literalmente.

Portanto, se os pais escolhem Pietra achando que é um nome italiano, enganam-se, pois na realidade, ele não é usado na Itália.

E possivelmente, em poucos lugares além do Brasil.

O significado do nome é “pedra”.

Variante: Piera
Diminutivo: Pierina
Formas masculinas: Piero, Pietro, Pedro, Petrus, Petros, Piotr, etc.
Outros idiomas: Petra (búlgaro), Petra (croata), Petra (Checo), Petra (dinamarquês), Petra (holandês), Petra, Petrina (Inglês), Peta (Inglês (australiano)), Petra (finlandês), Petra (alemão), Petra (grego), Petra (húngaro), Petra (macedônio), Petra (norueguês), Petra (sérvio), Petra (eslovaco), Petra (esloveno), Petra (sueco).

Quanto à popularidade, Pietra está na 55ª posição no Ranking de Nomes mais usados organizado pelo Baby Center Brasil, em 2014. No entanto, caiu duas posições em relação ao Ranking de 2013.

Em São Paulo, segundo dados oficiais divulgados pela Arpen, foram 1119 registros de Pietra no estado em 2014.

Se Pietra já não é usado na Itália, sendo um feminino de Pietro quase que exclusivo do Brasil, o que dirá as grafias “Alternativas” registradas por alguns pais que quiseram “enfeitar” um pouquinho o nome:
- 202 registros de Pyetra
- 38 registros de Piettra
- 14 registros de Pyettra

Na década de 80, as classes baixas e desprovidas de cultura e instrução acreditavam que era chique e moderno dar aos filhos nomes ingleses/americanos, frequentemente escritos erradamente, pois tais pessoas não tinham condições de pesquisar a grafia correta.

Parece que a febre transferiu-se para os nomes italianos nos dias atuais: usar um nome italiano é sinônimo de elegância.

Nada contra nomes italianos: há muitos que são fortes e marcantes e denotam criatividade na escolha do nome. Mas Pietra, que inclusive não é usado na Itália, é um retrato da afirmação acima: É estrangeiro, é chique.

Além da sonoridade um pouco dura, o nome Pietra foi alvo de estropiações gritantes: registrado com dois T’s, com Y, e ainda, com dois T’s e Y. Só faltou mesmo um H (ops).

Então, para quem não gosta  de nomes facilmente estropiável, Pietra não é uma boa alternativa.

Entretanto, é uma opção interessante para quem gosta de nomes italianos de sonoridade mais forte.

Curiosidades

Pietra Ferrari (São Paulo, 5 de fevereiro de 1977), é uma apresentadora e modelo1 brasileira. Pietra foi descoberta pela agência Elite e fez trabalhos publicitários desde os 17 anos, inicialmente não tinha pretensão de seguir carreira de modelo, porém despontou para o sucesso, paralelamente formou-se em Comércio Exterior.


A modelo foi bastante famosa na década de 90 e talvez isso tenha aumentado a popularidade do nome.


By









.

6 comentários:

  1. Athena, assim como Pietra, não existe dessa forma. Atena eh grego e se fala 'atína'. Athena com TH também seria uma aberração na Grécia. Assim como Pedro que deveria ser Petros, também do Grego, as variacoes existem e Indicam a evolução das pessoas e sociedade. Graças a Deus, ou a Zeus ou a Buda! Pietra eh lindo e forte e será o nome da Minha filha. Sou de origem grega e acredito na evolução e mudanças para tudo q eh belo. Não gostei do seu texto, mas talvez sua opinião seja tao antiquada porque seu nome também esteja grafado "errado" e isso deve ter lhe imcomodado na vida. LIVRE se disso e aceite o seu tambem. Visualmente Athena eh lindo também.

    ResponderExcluir
  2. Esse é meu nome, acho que ninguém gosta dele tirando meus pais pois é um nome esquisito
    No futuro vou passar a usar meu segundo nome em tudo

    ResponderExcluir
  3. O nome significa pedra e eu não sou uma pedra!!!

    ResponderExcluir
  4. Meu nome e Pyetra e eu amo meu nome por tanto tem pessoas que não gosta mais eu gosto pq e um nome diferente e legal ,pedra e rochedo e uma forma de dizer que vc e forte e não importa como vc tá e vc e confiante em vc propio

    ResponderExcluir
  5. Prefiro nomes de pedra preciosa ou com significados bonitos
    Como Agatha ou Akemi

    ResponderExcluir
  6. Meu nome é Pietra mais eu n gosto muito dele acho ele meio estranho mais dps que voltei a estudar vejo a tem muitas pessoas com nomes piores q o meu e dps de ler bastante sobre meu nome eu comecei a gostar mais dele

    ResponderExcluir