domingo, 14 de junho de 2015

Malu

.


Malu foi a grande estrela do Ranking do Baby Center Brasil do ano de 2014. Está longe de compor o top 10 – encontra-se na 68ª posição – mas o destaque está na sua escalada: Subiu 29 posições em relação a 2013.

Originalmente é apelido para Maria Lúcia ou para Maria Luísa, portanto, não tem como estabelecer um significado real sobre ele.

Alguns sites dão como um nome havaiano que significaria "proteção, aconchego", mas esses sites, conforme diz a Shamaim, são tão confiáveis como nota de três reais em mão de vendedor de carro usado. Mallu, com essa grafia, é um termo hindi que significa "macaco" e é usado como uma ofensa racional contra os nativos do estado de Kerala, na Índia. 


Já Malu, segundo Shamaim, ela mesma encontrou em vários sites como apelido de Mary Louise (Maria Luísa) no Havaí. Ou seja, mesmo no Havaí é apelido. 


Logicamente, o fato de ser apelido não impede ninguém de usá-lo como nome, já que temos uma série de apelidos que viraram nome próprio legitimado ao longo da onomástica. 

De acordo com os dados da Arpen/SP (2014), foram registradas 103 meninas chamadas Malu e 30 com dois L’s: Mallu. Segundo o IBGE (Nomes no Brasil, Censo 2010), 2866 pessoas se chamavam Malu no Brasil até o ano de 2010, a maioria nos anos 80 e com destaque para a Bahia. 

Abrindo um parênteses, é possível observar que a posição e o crescimento de Malu no ranking do Baby Center não condiz proporcionalmente com o número de registros em SP, que serve como uma boa amostra dos nomes preferidos pelos brasileiros. Apenas 133 meninas foram registradas com o nome Malu, o que fica muito longe de colocar o nome no Top 100.

Entre as meninas que compõem este blog, uma coisa é consenso: Todo mundo acha que Malu tem muita cara de apelido para ser usado como nome próprio. Afinal, Malu *é* apelido para Maria Lúcia, Maria Luísa, Maria de Lourdes. Mallu é estropiação mesmo (Shamaim).

No entanto, tem bastante gente que acha que vale como nome oficial. Considerando as milhares de estropiações de Camila, Heloísa, Nicole... Eu passo a considerar Malu como nome oficial até bem aceitável.

Para chamar de Malu seria bastante simples: coloca um composto com um nome começado com Ma e outro com Lu. Uma apelido usado como nome faz com que perca um pouco a credibilidade, afinal parece infantil para sempre.

Inclusive a atriz brasileira Malu Mader, se chama na verdade Maria de Lourdes da Silveira Mäder.


By






.

7 comentários:

  1. quanto preconceito, é nome sim apelido infantil é athena

    ResponderExcluir
  2. Quanto preconceito e arrogância!
    Como se alguém fosse decidir o nome da filha levando em consideração a as baboseiras ditas neste texto.

    ResponderExcluir
  3. O texto é para ser lido, considerado e refletido, ninguém é obrigado a nada, nem mesmo a entrar aqui e se informar. Porém, todas as coisas ditas no texto tem fontes de pesquisa confiáveis.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. bravo! quem fala besteira num texto desse do blog é ignorante. O texto é reflexão das vertentes.

      Excluir
  4. Digo, sendo um ser que se chama Malu, que nunca deixei de passar credibilidade por uma coisa tão boba como meu nome. Bom, opinião é opinião, né ??

    ResponderExcluir