quinta-feira, 11 de junho de 2015

Melissa

.



Significa “Abelha” em grego. Esse era o nome de uma ninfa que cuidou do jovem Zeus na mitologia grega. É também o nome da fada que ajuda Rogero a escapar da Bruxa Alcina no poema “Orlando Furioso” de Ludovico Ariosto (1532). Como um nome inglês, Melissa tem sido usado desde o século XVIII.

Variantes: Melyssa (Inglês), Melitta (em grego antigo)

Diminutivos: Lissa, Mel, Melina, Melinda, Mindy, Missie, Missy, Malinda, Melantha (inglês)

Outros idiomas: Mélissa (francês), Melitta (alemão), Melika (havaiano), Melisa (Espanhol)

É o 31º colocado no ranking anual organizado pelo Baby Center Brasil de 2014, mas caiu 4 posições em relação a 2013.

No estado de São Paulo, o único estado brasileiro que disponibiliza um ranking oficial de nomes registrados, verificaram-se  2.414 registros registros de Melissa na lista Arpen/SP de 2015.

Melissa, uma filósofa e matemática pitagórica do Século VI a.C.

Melissa Gaboriau Auf der Maur (Montreal, 17 de março de 1972) é uma compositora e baixista canadense de rock alternativo. Sua carreira inclui participações como baixista nas bandas Hole e posteriormente The Smashing Pumpkins.

Melissa Lou Etheridge (nascida em 29 de maio de 1961 em Leavenworth, Kansas) é uma cantora e compositora estado-unidense / norte-americana de rock vencedora de dois prêmios Grammy e um Oscar.

Melissa Ferlaak (Minneapolis, 26 de Abril de 1979) é uma soprano estado-unidense, ex-vocalista das bandas de metal sinfônicol Visions of Atlantis e Aesma Daeva e atual vocalista da banda de metal americana Echoterra.

Melissa Ivy Rauch (23 de junho de 1980) é uma atriz e comediante americana. É conhecida pelo papel que interpreta no sitcom da CBS, The Big Bang Theory, no qual interpreta Bernadette Rostenkowski.

Melissa é uma comuna italiana da região da Calábria, província de Crotone, com cerca de 3.253 habitantes. Estende-se por uma área de 50 km², tendo uma densidade populacional de 65 hab/km². Faz fronteira com as comunas de Carfizzi, Casabona, Cirò, Cirò Marina, San Nicola dell'Alto, Strongoli.

Melissa é uma cidade localizada no estado norte-americano do Texas, no Condado de Collin.

Melissa L. é um gênero botânico da família Lamiaceae, nativo da Europa e Ásia (chá de Melissa).


Melissa era uma ninfa filha de Melisso de Creta, e irmã de Amalteia. Juntamente com a irmã amamentara Zeus quando esse ainda era menino, no Monte Ida. Melissa foi sacrificada por seu pai aos deuses, tornando-se assim o primeiro sacrifício da estirpe. O corpo de Melissa fora, então, transformado em abelhas. Conta-se ainda de uma outra Melissa. Essa era sacerdotisa de Deméter e foi iniciada pela deusa em seus mistérios. As outras sacerdotisas quiseram que ela lhes revelasse o que tinha visto. Mas tendo Melissa se recusado, foi despedaçada pelas companheiras. Como castigo Deméter enviou uma praga à cidade e do corpo da morta fez nascer as abelhas.







.

Um comentário: