terça-feira, 16 de junho de 2015

Maya

.

Nome presente em várias culturas, Maya pode significar "ilusão", em sânscrito {Na tradição budista, esse seria o nome da mãe de Siddartha Gautama (o Buda) e também é um outro nome para a deusa hindu Durga}; Pode significar ainda "água", da palavra mayim, em hebraico.

Pode também ser dado em referência aos povos maias, indígenas latino americanos que construíram uma grande civilização no sul do México e na América Latina, mas foram dizimados pelos espanhóis. Em português, também tem uma ligação fonética com o nome do mês de maio.


ruínas da civilização maia. 


Outros idiomas: Maja (croata), Maja (dinamarquês), Maia (em georgiano), Maja (alemão), Maia (mitologia grega), Maja (norueguês), Maja (polonês), Maia (mitologia romana), Maja (sérvio), Maja (esloveno), Maja (sueco)


O nome Maya foi uma novidade exclusiva da lista de 2014, dos nomes mais usados organizados pelo Baby Center Brasil, e já entrou na lista figurando na 84ª posição. 

Nos dados da ferramenta Nomes no Brasil (IBGE, Censo 2010), Maya aparece com apenas 805 registros. Muito mais da metade foram registradas durante os anos 2000. Já Maia, com essa grafia, foi o preferido dos brasileiros até então, com 3.527 registros, estes em sua maioria também ocorridos após o ano 2000 e com maior frequência no Piauí. 

A julgar pelo crescimento da preferência pelo nome Maya ou então,  Maia, teremos um aumento significativo nas próximas coletas de dados, visto que foram 442 meninas chamadas Maya registradas no ano de 2015 (somadas à 42 com a grafia Maia), no estado de São Paulo, segundo dados da Arpen SP. No ano anterior haviam sido  231 registros de Maya (além de 23 de Maia), o que significa que por pouco, Maya não dobrou o número de registros em um ano!.


Já em Portugal, mesmo sendo aprovado, Maia obteve apenas 5 registros e alguns compostos com Maya, que nessa grafia não é admitido e por conta disso, provavelmente tais registros provem de famílias estrangeiras.

Esse é um dos poucos nomes que gosto escrito com "y", pois diferencia-o do sobrenome "Maia", bastante comum no Brasil. 

Juliana Paes, atriz brasileira, interpretou a personagem indiana Maya, na novela Caminho das Índias. Isso influenciou imensamente o uso do nome, já que ele era praticamente desconhecido até então. Essa novela foi exibida pela Rede Globo em 2009 e foi uma das maiores audiências da emissora. A personagem acabou caindo nas graças e seu nome, em consequência, alçou voos maiores. 

Juliana Paes, como Maya, ao lado do seu par
 romântico Raaj, interpretado por Rodrigo Lombardi 


Outras referências:


Maya Gabeira, filha do deputado federal Fernando Gabeira, é uma surfista profissional, ganhadora de vários troféus ao redor do mundo.

Maya Angelou, premiada escritora e poeta norte-americana. Foi também condecorada pelo presidente Barack Obama, em 2010, por seu ativismo em direitos civis.

Maia Mitchell, atriz australiana;
Maia Morgenstern, atriz romena;
Maya Deren, diretora americana;

Maya Hazen, atriz japonesa;
Maya Lin, escultora norte-americana;
Maya Moore, jogadora de basquete norte-americana;

Maya Okamoto, dubladora japonesa;
Maya Rudolph, atriz, comediante e cantora norte-americana;
Maya Sansa, atriz italiana;
Maya Zankoul, escritora, artista visual e jornalista libanesa.

Em 2013,  nasceram as gêmeas da modelo e Miss Brasil 2007, Natália Guimarães, casada com Leandro, do KLB, que se chamam Maya e Kiara.



By







 .

3 comentários:

  1. Nome da minha filha é Maya e acho lindo... Apesar da escrita não ser do jeito que eu queria. Pois queria MAYAH mais assim não foi permitido então ficou Maya msm.

    ResponderExcluir
  2. Meu nome é Maya é olha que minha mãe me colocou esse nome em 1994

    ResponderExcluir