quinta-feira, 11 de junho de 2015

Marina

.

Marina é um nome feminino popular no Brasil, principalmente na atual geração. É a forma feminina de Marinus, um nome romano que pode tanto ser um derivado de Mário (que origina-se no deus Marte) como também estar ligado aos conceitos de “marinho, do mar”.

Uma “Marina”, no dicionário, é um local, dentro de um porto, dotado de vários cais e de instalações de apoio, destinado ao estacionamento e abrigo de pequenas e médias embarcações, geralmente barcos de recreio.

Temos como variantes os nomes Maren (norueguês), Maren (dinamarquês), Marijn (holandês), Marine (Geórgia). E como diminutivos Marinella, Rina (italiano), Ina (alemão), Marna (dinamarquês), Rina, Rini, Riny (holandês), Marinka (croata), Marinka (esloveno).

Na Arpen/SP de 2014, Marina estava com 1103 registros, e caiu para 1006 no ano de 2015. Outras grafias, como Maryna e Marinna são facilmente encontradas.  No Ranking do BabyCenter do ano de 2015, Marina estava na 36ª posição. No ranking de 2016, o nome caiu sete posições e agora encontra-se no 43º lugar.

Segundo o IBGE (Nomes no Brasil, Censo 2010), há 207.760 pessoas chamadas Marina no Brasil, o que faz dele o 78º nome feminino mais usado no país no período da pesquisa. A maior frequência é em São Paulo e o pico de nascimentos foi nos anos 90, voltando a cair nos anos 2000 e possivelmente, embora não haja dados depois de 2010, tendo um novo pico a partir desse ano, considerando as informações da Arpen/SP e do BabyCenter.

Em termos internacionais, Marina está na 656ª colocação no ranking feminino dos Estados Unidos no ano de 2015. Também aparece nos rankings mais recentes da Catalunha (27º), Croácia (59º), França (266º), Itália (176º), Espanha (34º), sendo portanto, um nome satisfatoriamente internacional.

Referências:

Marina Lima, cantora, compositora e apresentadora brasileira;
Marina Horiuchi, cantora, modelo e atriz japonesa;
Marina Silva, nome usado por Maria Osmarina Silva Vaz de Lima, política brasileira;
Marina Ruy Barbosa, atriz brasileira;
Marina da Grécia, esposa de George, duque de Kent;
Marina Abramovic, artista montenegrina;
Marina Berlusconi, líder empreendedora e empresarial italiana;
Marina Berti, atriz italiana;
Marina Tsvetaeva, poeta russa e escritora;
Marina Malfatti, atriz italiana;
Marina Massironi, atriz italiana e dubladora;
Marina Occhiena, cantora italiana;
Marina Rei, cantora italiana;
Marina, princesa de Nápoles, esquiadora suíça náutica;
Marina Ripa di Meana, personalidade de televisão, estilista e socialite italiana;
Marina Severa. primeira esposa do imperador romano Valentiniano I
Marina Sirtis, atriz britânica naturalizada norte-americana;


Abaixo, a Letra da música “Marina”, de Dorival Caymmi (Letra bem machista, claro, mas precisamos entender o contexto social e histórico de onde foi escrita).



Marina
(Dorival Caymmi)

Marina, morena
Marina, você se pintou
Marina, você faça tudo
Mas faça um favor
Não pinte esse rosto que eu gosto
Que eu gosto e que é só meu
Marina, você já é bonita
Com o que deus lhe deu
Me aborreci, me zanguei
Já não posso falar
E quando eu me zango, marina
Não sei perdoar
Eu já desculpei muita coisa
Você não arranjava outra igual
Desculpe, marina, morena
Mas eu tô de mal

Marina, morena
Marina, você se pintou
Marina, você faça tudo
Mas faça um favor
Não pinte esse rosto que eu gosto
Que eu gosto e que é só meu
Marina, você já é bonita
Com o que deus lhe deu
Me aborreci, me zanguei
Já não posso falar
E quando eu me zango, marina
Não sei perdoar
Eu já desculpei muita coisa
Você não arranjava outra igual
Desculpe, marina, morena
Mas eu tô de mal
De mal com você
De mal com você.



By.





.

2 comentários:

  1. oi meu nome e marina oi meu nome e marina oi meu nome e marina oi meu nome e marina oi oi oi oi oi

    ResponderExcluir
  2. Amo o meu nome Marina eu particularmente acho um dos nomes mais lindos depois de Maria

    ResponderExcluir