domingo, 14 de junho de 2015

Luana


.



Para começar, sempre digo que os sites de significados de nomes brasileiros deveriam ser multados e tirados do ar por disseminação de falsa informação. O nome Luana, por exemplo, é apresentado com vários significados, mas nenhum deles verdadeiro.

Alguns sites por exemplo, dão Luana como feminino de Luan. Porém, Luan (Louan) é um nome de origem distinta que teria seu feminino escrito “Louana”. É apresentado em alguns lugares como uma acrossemia entre Luísa e Ana/ Louisa e Ana.

A verdade é que Luana foi um nome inventado para um filme para se parecer com um nome havaiano. Apesar de a grande maioria fazer a associação imediata com a Lua – e talvez essa associação fofa acabou fazendo com que o nome pegasse em português - o nome foi inventado para a protagonista de um filme de 1932 chamado "Bird of Paradise". Na época, a personagem foi interpretada por Dolores del Rio.

Posteriormente os produtores do filme associaram com uma palavra havaiana que quer dizer "descanso", não há uma versão oficial sobre de onde esse nome foi tirado originalmente. A informação está tanto no Behind the Name como no 20000-names - ambos bastante confiáveis - e também no Wiktionary - que afirma que pode ter sido sim baseado no inglês Louanna (SHAMAIM).

No Brasil, provavelmente a origem da popularidade é uma novela de 1982 chamada Sétimo Sentido, cuja protagonista se chamava Luana Camará. A maioria das Luanas nasceram na década de 1980.

Apesar de popular há várias gerações, ainda não saiu do TOP 100. Continua sendo um dos queridinhos dos brasileiros, possivelmente pela associação romântica com a Lua e pela sonoridade legal.

No Ranking de nomes do Baby Center Brasil 2014, Luana encontra-se na 69ª posição, tendo subido quatro posições em relação ao ano anterior.

Já no estado de São Paulo, de acordo com dados da Arpen/SP, Luana teve 879 registros, seguido de 80 registros de Luany, 60 registros de Luanna, 38 registros de Luanny, 25 registros de Luane e 11 registros de Luani.

Variantes: Luann, Luanna, Luanne (inglês).


Dolores del Rio, interpretando a personagem Luana no filme
"Birds of Paradise" (1932)



By




.

Um comentário: