sexta-feira, 19 de junho de 2015

Luan

.




Luan é um nome que apresenta uma dificuldade etimológica muito grande para tornar precisa a sua origem e significado. 1) O Dicionário de Nomes Próprios diz que Luan é proveniente de um termo gaélico e que por isso significa “guerreiro”; 2) O Behind The Name aponta que Luan é um pouco usual nome chinês que significa “sinos”; 3) Na Albânia, Luan é a palavra literal para “leão”; 4) Por conta da palavra lua, acrescido do “n”, muitos defendem que Luan tem o significado relacionado à ela, a partir do latim “Luna”.


Luan, segundo nossa colaboradora Shamaim, é uma suposta forma masculina de Luana, que já é um nome inventado (foi criado para um filme). Ou então uma simplificação do nome bretão Louan (lú-an - o N se pronuncia, não se lê "ã"), que significa "luz". O significado leão é apenas um literal em albanês, e se procurar por "luan" no Google Tradutor ainda resgata do chinês,  "desordenado". Luan (lúan) ainda significa "segunda-feira" em irlandês. 

A popularização de Luan no Brasil pode ter sido simplesmente uma forma de arranjar um masculino para o nome Luana, que já foi muito popular e ainda sustenta uma popularidade bastante significativa. No estado de São Paulo, no ano de 2015, o nome Luan teve 1321 registros, contra 1323 do ano passado (Arpen/SP). Luan também ficou no top 50 divulgado pela Arpen/RS (2014) com 303 registros.

No Ranking do Baby Center Brasil 2014, Luan está em 86o lugar, e caiu três posições em relação a 2013. Já na lista da Arpen/SP do ano de 2015, foram 1.321 meninos nascidos com esse nome, um número bem expressivo. Uma das personalidades mais populares com este nome entre os brasileiros é o cantor Luan Santana. ´

Segundo o IBGE (Nomes no Brasil, Censo 2010), há 174.805 pessoas chamadas Luan em todo o país, dentro do tempo da pesquisa do Censo 2010 (mais ou menos 1930 em diante). Isso faz dele o 82º nome masculino mais usado no Brasil. Quase 91 mil deles nasceram nos anos 2000, e o estado de destaque é o Amapá. Curiosamente, Luan é o nome de 2.240 MENINAS {por incrível que pareça}, que nasceram entre 1980 e 2010, com destaque para o Acre. 

Luan Guilherme de Jesus Vieira, mais conhecido como Luan é um futebolista brasileiro que atua como atacante. Atualmente joga pelo Grêmio; Luan Madson Gedeão de Paiva, conhecido apenas como Luan, é um futebolista brasileiro que atua como atacante. Atualmente joga pelo Atlético Mineiro.


Existe uma localidade da Argentina chamada Luan Toro, província de La Pampa. 





By

.


Nenhum comentário:

Postar um comentário