sexta-feira, 5 de junho de 2015

Lívia

.


Lívia é a forma Feminina de Livius. Este era o nome da mulher do imperador romano Augusto (Lívia Drusilla).  

Nome de família romana, que pode estar relacionado ao termo latino “liveo”, ou seja, “invejosa, invejoso”. Outra hipótese é que venha do latim “lividus”, que quer dizer “pálido”. Tito Lívio foi um historiador romano que escreveu a história da cidade de Roma.

Ele é o 20º colocado no Ranking anual organizado pelo Baby Center Brasil (em 2014) e subiu 3 posições (em relação a 2013). É um nome que tem potencial para ficar ainda mais popular, por ser um curtinho de 5 letras com vibração delicada, como os femininos que estão no topo da lista.

De acordo com os dados divulgados pela Arpen (SP, 2014), foram registradas 3.916 meninas chamadas Lívia no ano passado. Parece ser um nome dificilmente “estropiável”, já que é curto e com poucas possibilidades de “enfeites”. Ainda assim, foram registradas 96 Lyvia e 27 Livya.

Em termos gerais, segundo o IBGE (Nomes no Brasil, Censo 2010), Lívia é o nome de 135.979 mulheres brasileiras, sendo que isso faz desse o nome o #122 nome mais registrado no país em termos de nomes femininos de 1930 a 2010. Mais de 78 mil do total delas nasceu depois dos anos 2000, e o estado de destaque é o Espirito Santo. 

Algumas pessoas notáveis com este nome

Lívia Drusa ou Lívia Drusila († 29 d.C.) - esposa do imperador romano Augusto.

Lívia Orestila (fl. 39 d.C.) - segunda esposa do imperador romano Calígula.

Lívia Maria Pio (n. 1948) - advogada e política brasileira.

Lívia Falcão (n. 1968) - atriz brasileira.

Lívia Mund - ex-modelo brasileira.

Lívia Ledier (n. 1980) - professora e escritora brasileira.

Lívia Rossi (n. 1981) - atriz e modelo brasileira.

Lívia Lemos (n. 1983) - atriz e modelo brasileira.

Lívia Andrade (n. 1983) - modelo, atriz e apresentadora brasileira.

Lívia Barraque - Miss Espírito Santo 2006.

Lívia de Bueno (n. 1983) - atriz brasileira.

Segundo a doutrina espírita, Lívia foi a esposa de Emmanuel (o mentor de Chico Xavier, que é autor da maioria dos livros psicografados por ele) e inclusive, há um poema de autoria de Emmanuel dedicado à sua esposa, citado no romance “Há 2000 anos”:

Alma gêmea de minha alma
Flor de luz de minha vida
Sublime estrela caída
Das belezas da amplidão
Quando eu errava no mundo
Triste e só, no meu caminho ,
Chegaste, devagarinho ,
E encheste-me o coração.
Vinhas na benção das flores
Da divina claridade ,
Tecer-me a felicidade
Em sorrisos de esplendor !
És meu tesouro infinito .
Juro-te eterna aliança
Porque sou tua esperança ,
Como és todo meu amor !
Alma gêmea de minha alma
Se eu te perder algum dia...
Serei tua escura agonia ,
Da saudade nos seus véus...
Se um dia me abandonares
Luz terna dos meus amores,
Hei de esperar-te , entre as flores
Da claridade dos céus .


Atualização em 15.12.2016: Lívia teve uma subida interessante em relação ao ano de 2015, pelo menos no que diz respeito ao ranking do BabyCenter Brasil. Segundo consta, Lívia subiu 8 posições, ficando no 10º lugar no ranking 2016.



By











.

2 comentários: