quinta-feira, 11 de junho de 2015

Lavínia

.



Significado desconhecido, provavelmente de origem etrusca (segundo Shamaim, a maioria dos nomes de origem etrusca desconhece-se o significado). Na lenda romana Lavínia era a filha do rei Latinus, a esposa de Aeneas, o ancestral do povo romano. Segundo a lenda Aeneas nomeou a cidade de Lavinium em honra de sua esposa.

Alguns sites denotam Lavínia como originário da mesma palavra de raiz latina que deriva no verbo “lavar”, mas, de acordo com a Shamaim, essa é provavelmente uma etimologia falsa.

Outros idiomas: Lavina, Lavena (inglês)

Popularidade: É o 39º colocado no Ranking de Nomes organizado pelo Baby Center Brasil, no ano de 2014. Caiu 4 posições em relação ao ano anterior.

No estado de São Paulo, foram registradas as seguintes grafias de Lavínia.

Nome
Qtd
Comentários
Lavínia
961
Grafia correta
Lavinia
481
É necessário o uso do acento.
Lavinya
106
Não existe a grafia com y
Lavínya
33
Não existe a grafia com y
Lavynia
33
Idem
Lavïnia
20
Não existe trema nesse nome
Lavinnya
20
Dois NNs e um Y: é muita coisa sobrando
Lavínnia
16
Dois NNs: é desnecessário
Lavignia
13
Só pode ser confusão com o sobrenome Lavigne
Lavinnia
11
Dois NNs e sem acento
Fonte: ARPEN/SP (2014)

Pelo menos dois grandes escritores da língua inglesa escolheram o nome Lavínia para suas personagens: William Shakespeare (Lavinia Andronicus, em "Titus Andronicus") e Eugene O'Neill (Lavinia Mannon, em "O Luto Assenta em Electra").



Lavínia Gutmann Vlasak (Rio de Janeiro, 14 de junho de 1976) é uma atriz e ex-modelo brasileira.

Em síntese, Lavínia é um nome vintage, elegante, com um toque de romantismo característico, de modo que sempre ao pensar nesse nome, vem à cabeça uma heroína de um romance, uma mocinha de um filme, uma pessoa altamente emocional e sentimental.


Atualização em 28.06.16: 


Lavínia, segundo o IBGE (Nomes no Brasil, Censo 2010), é o nome de 28.701 pessoas, ao longo do tempo que a pesquisa abrange (1930-2010). Mais de 22 mil dessas foram registradas dentro da década de 2000, e o estado onde as meninas chamadas Lavínia são mais frequentes é Espírito Santo. Em termos gerais, ele é o #826 nome feminino mais registrado no Brasil. 








.

8 comentários:

  1. Esse será o nome da minha filha no futuro

    ResponderExcluir
  2. Minha filha se chama Lavínia Mota. Amo esse nome desde criança, tinha uma boneca com o nome Lavínia . Por conta da atriz Lavínia flasak.

    ResponderExcluir
  3. Meu nome é Lavígnea, sempre achei que era a única no mundo que tem esse jeito diferente no nome mas tem um jeito mais próximo de Lavígnea que é Lavígnia. Sem pre procuro no Google o significado do meu nome mas o que aparece é só o Lavínia ou Lavigne. Nasci em 20/02/2009 hoje (terça feira, 31 de maio de 2022) tenho 13 anos de e idade .

    ResponderExcluir