terça-feira, 16 de junho de 2015

Juliana

.


Juliana é a forma feminina de Juliano (Julian). Foi o nome de uma santa e mártir da Nicomédia e também de Juliana de Norwich, também chamada de Julian, uma mística do século XIV. 

O nome foi também carregado pela Rainha dos Países Baixos: Juliana (30 de abril de 1909 — 20 de março de 2004), princesa de Orange-Nassau, duquesa de Mecklemburgo-Schwerin, princesa de Lippe-Biesterfeld, foi rainha dos Países Baixos da abdicação de sua mãe em 1948 até a própria abdicação em 1980, e rainha-mãe (com o título de princesa) de 1980 até 2004.

Rainha Juliana dos  Países Baixos. 

 Na Inglaterra, esta forma tem sido usada desde o século XVIII, juntamente com a versão mais antiga, Gillian.

O significado já foi abordado: Clique Aqui. 

Outros idiomas: Yuliana (búlgaro), Juliane, Julienne (francês), Julijana (croata), Julianna (húngaro), Giuliana, Liana (italiano), Iuliana (romeno), Uliana, Yulianna (russo)

Diminutivos: Liane (alemão), Leanna, Liana (inglês), Liana (português). 

Formas masculinas: Julian (alemão), Jolyon, Jools, Jules, Julyan (inglês), Julián (espanhol), Iulianos (antigo)


No ranking do Baby Center Brasil, Juliana está na octogésima oitava colocação, mas caiu 6 posições em relação a 2013. Já em São Paulo, foram estes os registros de Juliana (e outras formas):

Nome
    Qtd
Juliana
456
Juliane
30
Giuliana
22
Julyana
16
Julianna
13
Juliany
13
Fonte: ARPEN/SP (2014)


No Brasil, é um nome datado: foi usado à exaustão na década de 80 e 90. Mas em Portugal ainda é um nome com frescor, pois apenas 101 meninas foram registradas com este nome em 2014, e lá ele pode ser considerado um vintage.


Curiosidades

Basta uma pequena visualizada no site Wikipedia para perceber a quantidade de Julianas. Só as atrizes brasileiras Juliana Paes, Juliana Didone, Juliana Knust, Juliana Baroni, etc., já preencheriam várias páginas deste blog.



Juliana Paes 





By




.

Nenhum comentário:

Postar um comentário