quinta-feira, 4 de junho de 2015

Isadora

Isadora Williams, nasceu nos EUA mas compete pelo Brasil na Patinação.



É uma variante de Isidora, que por sua vez é a forma feminina de Isidoro (Ou Isidore). O significado vem do nome grego Ισιδωρος (Isidoros), que quer dizer "dom de Isis" ou “presente de Ísis”, ou “Dádiva de Ísis”, derivado do nome da deusa egípcia Ísis combinado com δωρον grego (doron) "dom", “presente”, “dádiva”.

Diminutivos: Dora, Dorean, Doreen, Doretta, Dorinda, Dorine, Dorita

Outros idiomas: Isidora (em grego antigo), Izidóra, Dora (húngaro), Isidora (italiano), Isidora (macedônio), Isidora (Português), Isidora (russo), Isidora (sérvio), Isidora, Dora, Dorita (Espanhol).

Popularidade:

É o 19º colocado no ranking organizado pelo Baby Center Brasil em 2014. Caiu cinco posições em relação a 2013, quando estava na 14ª colocação. Já nos dados disponibilizados pela Arpen/SP, no estado de São Paulo nasceram 3543 meninas com esse nome em 2014 e 217 Izadora, na grafia com Z.

Como não poderia faltar ao costume, foram registradas 75 Ysadora’s e 17 Yzadora’s, mais 12 Isadorah com H. Já que os cartórios não tem o mínimo critério de grafia, as estropiações sempre existem.

Mas em comparação com outros nomes, que tiveram mais de 20 grafias diferentes registradas só no estado de SP no ano de 2014, Isadora abre pouca margem para escangalhamento de nomes.

Nesse sentido, se faz uma ótima opção, pois além de ter a sonoridade boa, ainda tem poucas opções de estropiamento. A não ser é claro, para pais extremamente sem noção que se arriscariam a colocar Izzaddorah (Já disseram que não devo dar ideia...)

Curiosidades

Isadora Quaqmire é um dos trigêmeos Quagmire de Desventuras em Série.

Angela Isadora Duncan (São Francisco, 27 de maio de 1877 – Nice, 14 de setembro de 1927) foi uma bailarina dos Estados Unidos, considerada a mãe da dança moderna.

Isadora Ribeiro de Sousa (Curitiba, 13 de junho de 1965) é uma atriz brasileira.

Isadora Marie Williams (Marietta, Geórgia, 8 de fevereiro de 1996) é uma patinadora artística nascida nos Estados Unidos que compete representando o Brasil. Ela conquistou a medalha de bronze no Golden Spin of Zagreb em 2012.

Comentários extras

O nome Isadora é facilmente pronunciável e de escrita simplificada. Ainda que os pais tenham muita “criatividade”, quem gosta deste nome dificilmente estropia, escrevendo na grafia correta. Então, para quem faz questão de um nome que não abra margem para grafias erradas, é uma ótima opção.

É uma boa opção também para quem deseja um nome com potência internacional: A dançarina Isadora Duncan popularizou o nome nos países de língua inglesa, e portanto, nada difícil será a adequação do nome no futuro.

Para quem gosta do nome, mas implica com a popularidade (19º ainda pode ser considerado um local popular do Ranking), uma versão alternativa é Isidora (a forma original do nome), que pessoalmente, acho bem mais bonita e exclusiva.

Como todo nome - por mais bonito que seja - sempre tem alguma abertura para Bullying, aconselha-se a evitar o nome Isadora caso o sobrenome possa gerar trocadilhos, como por exemplo, Isadora Pinto (a piada fica subentendida).

Ainda que o Bullying seja uma prática totalmente errada e deva ser desencorajada nas escolas, educando cada vez mais as nossas crianças para a civilidade e o respeito, não é prudente dar chance para o azar. 

By









.




Nenhum comentário:

Postar um comentário