quarta-feira, 17 de junho de 2015

Iara & Yara

.


Iara é o nome de uma figura da mitologia brasileira.

O nome significa senhora da água, ou senhora do lago. Ela era adorada pelo povo tupi-guarani, como uma deusa das águas. Deriva do antigo tupi Yîara = y + iara (água + senhor/senhora). Significa "senhora do lago". Na lenda, também é contada em versões em que a senhora das águas é chamada de Uiara. 

No estado de São Paulo, foram registradas as seguintes formas de Iara: 263 registros de Yara e 96 registros de Iara (Arpen/SP, 2014). 

Iara esteve em 85º lugar no Ranking do Baby Center Brasil de 2013 (era um nome novo na lista) mas não voltou a aparecer no top 100 novamente no Ranking de 2014. 

No estado de São Paulo, no ano de 2015, foram registradas 84 meninas chamadas Iara e 257 Yara, além de duas meninas chamadas Yarah, com o acréscimo do H desnecessário. 

Curiosidades

Iara Iavelberg (São Paulo, 7 de maio de 1944 — Salvador, 20 de agosto de 1971) foi uma militante e guerrilheira de extrema-esquerda, integrante da luta armada contra a ditadura militar brasileira. Psicóloga e professora, depois de entrar na luta contra o regime militar, primeiro integrando a Organização Revolucionária Marxista Política Operária (Polop) e depois o Movimento Revolucionário 8 de Outubro (MR-8), tornou-se companheira do ex-capitão do exército Carlos Lamarca, um dos principais líderes da oposição armada ao governo militar no Brasil, até morrer num cerco de agentes de segurança em Salvador, Bahia, em agosto de 1971.

Iara ou Uiara (do tupi 'y-îara, "senhora das águas") ou Mãe-d'água, segundo o folclore brasileiro, é uma linda sereia que vive no rio Amazonas, sua pele é parda, possui cabelos longos, verdes e olhos castanhos.

poeta Olavo Bilac compôs o poema A Iara em que descreve a sereia.

Vive dentro de mim, como num rio,
Uma linda mulher, esquiva e rara,
Num borbulhar de argênteos flocos, Iara
De cabeleira de ouro e corpo frio.
Entre as ninféias a namoro e espio:
E ela, do espelho móbil da onda clara,
Com os verdes olhos úmidos me encara,
E oferece-me o seio alvo e macio.
Precipito-me, no ímpeto de esposo,
Na desesperação da glória suma,
Para a estreitar, louco de orgulho e gozo...
Mas nos meus braços a ilusão se esfuma:
E a mãe-d'água, exalando um ai piedoso,
Desfaz-se em mortas pérolas de espuma.


Segundo o IBGE (Nomes no Brasil, Censo 2010), Iara é o nome de 94.418 pessoas, com destaque para o estado do Rio Grande do Sul, sendo o nome #169 no ranking dos femininos mais registrados no país. A maioria das mulheres chamadas Iara nasceram na década de 90. Já a grafia Yara tem 25.683 pessoas com esse nome, com destaque para o Distrito Federal. 

Podemos dizer que Yara ou Iara é um dos nomes indígenas mais registrados no Brasil. 



By





.

Nenhum comentário:

Postar um comentário