quinta-feira, 4 de junho de 2015

Heloísa

.


Forma alemã, checa e eslovaca de Eloise. Ao contrário do que todo mundo pensa, não é uma variação de Luísa. Origina-se a partir do francês antigo Héloïse, que vem – provavelmente – do nome germânico Helewidis ou Helewis (composto pelos elementos “Hale” – saudável – e “wid” – grande). Por vezes é associada a palavra grega 'ηλιος (Helios), ou seja, SOL.  A ligação com Luísa não tem nenhuma ligação etimológica comprovada.

Variantes: Elouise

Outros idiomas: Helewidis, Helewis (germânico antigo), Eloise, Heloise (francês), Eloisa (italiano), Eloísa (Espanhol).

Popularidade

Heloísa é o 18º nome no ranking dos mais utilizados de 2014, segundo o Baby Center Brasil. E além disso, ele subiu consideráveis 8 posições em relação a 2013.

Em São Paulo, segundo a Arpen/SP (2014), foram registradas 4.430 meninas com o nome Heloísa no ano passado. E claro, outras grafias inexistentes e estapafúrdias (outras, nem tanto), foram encontradas:

Nome
Uf
Qt.
Nome
Uf
Qt.
Nome
Uf
Qt.
HELOYSA
SP
348
HELLOISA
SP
137
ELOISA
SP
355
HELOIZA
SP
228
HELLOYSA
SP
100
ELOÍSA
SP
127
HELOISE
SP
158
HELLOIZA
SP
35
ELOIZA
SP
116
HELOISY
SP
48
HELLOÍSA
SP
28
ELOYSA
SP
63
HELOÍSE
SP
42
HELLOISE
SP
17
ELOISE
SP
47
HELOYSE
SP
41
HELLOYZA
SP
14
ELOIZE
SP
23
HELOYZA
SP
27
HELLOISY
SP
13
ELOYZA
SP
16
HELOïSA
SP
22

ELOISY
SP
15
HELOIZE
SP
19
ELOYSE
SP
14
HELOÍZA
SP
18

           OBS: As grafias corretas estão grifadas. 


Ou seja, de um nome apenas, Heloísa, galera desdobrou em 26 variações só no estado de São Paulo. Imagina no resto do país, informação essa que não temos por que realmente a Arpen Nacional não se importa em disponibilizar os dados.

Curiosidades

Heloísa de Argenteuil ou Heloísa de Paráclito (ou Helöise, Heloíse, Héloyse, Hélose, Heloisa, Helouisa, Eloise, Aloysia;) foi uma freira, escritora, erudita e abadessa francesa, mais conhecida por seu amor e correspondências com o filósofo Pedro Abelardo, seu professor. O relacionamento ficou registrado em pungentes cartas de amor, mas Heloísa terminou a vida solitária, num convento.

Heloísa Helena Oliveira Buarque de Hollanda (Ribeirão Preto, 26 de julho de 1939) é uma ensaísta, escritora, editora, crítica literária e pesquisadora brasileira.




Atualização em 15.12.2016Heloísa subiu duas posições no Ranking do BabyCenter Brasil 2016, ficando agora com o 13º lugar.





By









.

5 comentários:

  1. 22 registros de Heloïsa com trema!!!!! Significa que em algum lugar os pais viram uma das formas do nome em francês (Héloïse), mas aportuguesaram só uma parte.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Haveria uma possibilidade dos pais serem franceses, mas são 22 famílias e eu acho isso improvável srsrs

      Excluir
  2. Não vi Hellouyse/Hellouise/Hellouyze (mistura de Heloísa com Louise) que já me deixou de cabelo em pé!

    ResponderExcluir