quinta-feira, 18 de junho de 2015

Hadassah

.

Hadassah quer dizer "árvore de Murta" (Myrtle tree). No Antigo Testamento, esse é o nome hebraico da Rainha Esther: segundo a Biblia, ela era uma linda moça escolhida para desposar o Rei Assuero (Geralmente identificado como Xerxes), e que mudou o nome para Esther a fim de esconder a sua origem hebraica. 

Em Iídiche, Hadassah pode ter duas variantes: Hode e Hodel, e um diminutivo do nome em Hebraico é DassahNo Brasil, tem sido escrito na grafia Hadassa. 

No Ranking do Baby Center Brasil 2014, Hadassa é um nome novo, que não aparecia nas listas anteriores, e encontra-se na nonagésima oitava colocação. Em São Paulo, foram registradas 202 Hadassa e 21 meninas chamadas Hadassah (Arpen/SP). Em Portugal, foram apenas 3 Hadassa e 2 Hadassah, provavelmente filhos de estrangeiros já que o nome não é aprovado no país. 

Todos sabemos que há uma inegável onda de evangélicos com a profusão de inúmeras novas religiões dessa matriz no Brasil. Esses pais evangélicos tem dado preferência a escolha de nomes bíblicos para seus filhos, e alguns optam pelos mais triviais: Rebeca, Esther, Isabel, Maria, Ana, etc. 

Outros preferem pesquisar profundamente a Bíblia em busca de nomes pouco usados até então, mas que constam nas escrituras sagradas. Hadassah é um deles: Antes de casar-se com um rei persa, esse era o nome hebraico da Rainha Esther.



Ignorado por muito tempo como um nome próprio, enquanto Esther sempre teve um grau de popularidade constante, Hadassah ganhou os corações dos religiosos e tem galgado posições de destaque. Prova disso é que entrou no Ranking 2014 como um nome novinho em folha no Top 100.

É um nome tão raro que não encontramos nenhuma curiosidade sobre ele além da História Bíblica. Atualizando, esse nome tem 3.232 pessoas no Brasil, na grafia Hadassa, segundo o IBGE (Nomes no Brasil, Censo 2010), com destaque para Roraima, e sendo que a maioria delas foi registrada nos anos 2000. Já a grafia Hadassah tem apenas 84 pessoas. Adassa, uma adaptação desaconselhável em português tem 372 pessoas.

Há também aqueles que preferem que a pronúncia fique clara e registram Hadassah com "R": Radassa. Essa grafia tem 506 pessoas no banco de dados do IBGE. 

Como referência podemos citar Hadassah Perez, que é uma cantora gospel brasileira. 

"Hadassah: Uma Noite com o Rei", é um livro de Tommy Tenney, um dos mais populares autores cristãos da atualidade, apresenta em Hadassa, Uma noite com o Rei a fascinante história da rainha Ester! Baseado nos relatos bíblicos, Tommy esteve na Persia estudando a fundo a história da rainha para escrever um dos mais belos romances já lidos! Com uma linguagem fácil e envolvente, Hadassa mostra a difícil trajetória de Ester da casa de Mordecai até o trono do Império e nos faz entender que para cada lágrima derramada há uma coroa de honra nos esperando.




By






.

16 comentários:

  1. Eu gosto, acho um nome muito fofo, feminino... Gosto muito da sonoridade de Hadassa!

    ResponderExcluir
  2. Será o nome da mha princesa. Hadassah e tenho um kalleby amo nomes diferentes...

    ResponderExcluir
  3. Será o nome da mha princesa. Hadassah e tenho um kalleby amo nomes diferentes...

    ResponderExcluir
  4. Acho meio chato colocar nomes diferentes nas crianças, primeiro por causa da alfabetização, que eles se complicam todos, tadinhos... e segundo pq criança é muito cruel e podem fazer bullying com ela.

    ResponderExcluir
  5. Acho lindo aliás sou suspeita a falar porque tenho uma Hadassa linda de 1 ano e 3 meses, eu e meu esposo escolhemos este nome não só pelo nome mas por seu significado, o nome verdadeiro de Ester, Hadassa significa murta uma planta que da no deserto, uma flor que era usada para cobrir as tendas durante a festa dos tabernáculos, nome forte eu a chamo de rainha flor!! Aqui em minha cidade só tem a minha Hadassa alguns assustaram mas a maioria gosta e isso é uma questão de costume, pronunciamos com som de R. Optar por um nome não muito comum é assim mesmo alguns gostam outros não, mas devemos fazer aquilo que gostamos, minha Hadassa é bem parecida com seu nome, a biblia diz que Hadassa era linda uma mulher temente a Deus e de governo uma mulher de personalidade forte!!

    ResponderExcluir
  6. Estou grávida de 27 semanas de uma princesa e ela chamará Hadassah. Me apaixonei por esse nome na primeira vez que o ouvi. Já amo minha Hadassah.

    ResponderExcluir
  7. Tbm tenho a minha Hadassah Isabella
    Minha princesinha tem 3aninhos ja

    ResponderExcluir
  8. Quando eu for mãe com certeza vou por Agatha Hadassah na minha bebé acho muito lindo esses nomes

    ResponderExcluir
  9. Estou grávida de 29 semanas e o nome de minha princesa vai se chamar Hadassa Vitória!
    Já tenho uma princesa chamada sara e Deus me surpreendeu com Mas uma😍😍

    ResponderExcluir
  10. HADASSAH NATÁLIA nome da minha princesa.minha gata HADASSAH

    ResponderExcluir
  11. minha mulher está com 24 semanas,e é uma menina,já pussemos o nome de hadassah Como É NO Hebriaco,POR SER UM NOME BÍBLICO,mas tbm por ser lindo,ainda mais o significado,A PAZ Pros Que São Irmãos

    ResponderExcluir
  12. Eu estou gravida de 35 semanas e mesmo antes de engravidar Deus me deu esse nome no sonho Hadassa Talita

    ResponderExcluir
  13. Se for menina, também quero Hadassa, achei lindo

    ResponderExcluir
  14. Estou grávida de 16 semanas a minha princesa será hadassa sem o som do "R" Adassa

    ResponderExcluir
  15. amo meu nome, Haddasa, mas a pronuncia é difente, se diz Adaza.

    ResponderExcluir
  16. Acho muito feio, bruto, nem um pouco elegante.

    ResponderExcluir