segunda-feira, 29 de junho de 2015

Fiona

.

Eu aposto que você leu esse nome no título da postagem e pensou na ogrinha verde do filme Shrek. Já vou adiantando que não acho isso demérito algum: Shrek é um conto de fadas maravilhoso, que bagunça todos os padrões estéticos, os estereótipos e conta uma linda história com  base na diferença e em valores que realmente importam. 

Portanto, a Princesa Fiona só aumenta o respeito e o carinho pelo nome.

Princesa Fiona

Na verdade, o nome Fiona foi (possivelmente) usado peã primeira vez pelo poeta escocês James Macpherson em seu poema Fingal (1762). Tecnicamente, trata-se da forma feminina do nome Fionn, encontrado na mitologia irlandesa, que origina-se no irlandês e quer dizer “justo” ou “branco”. Na minha opinião, um nome bastante feminino, marcante, bonito e raro.

O nome ficou ainda mais conhecido por uma representante notável: Fiona Apple, uma cantora, compositora e pianista norte-americana, que ganhou seu primeiro Grammy com menos de 20 anos. Fiona Shaw é uma atriz irlandesa conhecida por interpretar a "Tia Petúnia" nos filmes de Harry Potter, inspirados nos livros de J. K. Rowlling. Pouca gente sabe, mas é também o ‘middle name’ da atriz Julia Roberts.

É um nome com certa popularidade na Alemanha, onde encontrava-se em 2010, na 44ª posição (veja o ranking alemão completo aqui), mas deve ter caído na popularidade visto que não aparece no Top 40 alemão de 2014.

Em síntese, trata-se de um nome para qualquer portador se sentir muito especial e único, especialmente em países de língua portuguesa, onde ele é raríssimo. Desde, é claro, que não se importe com a associação com Shrek, e tenha pai/mãe com personalidade suficiente para escolhê-lo e bancar essa escolha: não é um nome para qualquer pessoa.

Por esse motivo mesmo que não há nenhum registro de Fiona no Brasil ou em Portugal nas últimas listas divulgadas. Ou seja, para escolher este nome para uma filha, é necessário muito café no bule. É ousadia pura, é overdose de exclusividade.


E aí, você tem coragem? 



By




.

6 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Adorei o texto! Adoro Fiona, adoro o filme...

    O nome é exótico, ultra original, mega ousado, eu tenho coragem sim, daria a uma filha! Fiona é lindo, maravilhoso. :D

    ResponderExcluir
  3. Acho horroroso,parece que esta chamando de feiona kkkkkkkkkkkkkk igual o personagem.

    ResponderExcluir
  4. Tenho um gatinho chamado Shrek, e a gatinha Fiona, mas são lindos, a personalidade é bem parecida com a do desenho. Adoro.😂🖒

    ResponderExcluir