quarta-feira, 17 de junho de 2015

Evelyn

Evelyn Sharma

Evelyn é proveniente de um sobrenome inglês, derivado de “Aveline”. No século 17, quando começou a ser usado, era mais comum entre meninos, mas agora é considerado um nome predominantemente feminino, possivelmente devido a associação com Evelina.

Aveline é a forma francesa do nome germânico Avelina, um diminutivo de Ávila. Os normandos introduziram esse nome na Grã-Bretanha. Após a Idade Média, tornou-se raro como um nome inglês, embora tenha mantido-se na América até o século 19.

Por sua vez, Ávila é derivado de “avi”, um elemento germânico, de significado desconhecido, possivelmente com o significado "desejado". Esse nome também é dado em honra a Santa Teresa D’Ávila, sendo este o nome da cidade que ela nasceu.

Diminutivos: Aveline (Inglês), Avelina (germânico antigo), Lina, Evie, Evvie (Inglês)

Outros idiomas: Avelina, Avila (germânico antigo), Evelien, Eveline (holandês), Eveliina (finlandês), Eveline, Evelyne (francês), Eibhlin, Eileen, Aileen (irlandês), Evelina, Lina (italiano), Aileen (escocês) , Evelina (sueco), Evelien, Eveline (holandês), Eveliina (finlandês), Eveline, Evelyne (francês), Aileen, Eibhlin, Eileen (irlandês), Evelina, Lina (italiano), Aileen (escocês), Evelina (sueco)

Variantes: Eileen, Avaline, Evelina, Evaline, evalyn, Eveleen, Eveline (inglês)

Na tabela abaixo, listamos os registros de Evelyn (em diferentes grafias) no estado de São Paulo: 


Nome
Qtd
Evellyn
477
Evelyn
425
Evillyn
70
Evelin
62
Evilyn
48
Evellin
21
Evelly
19
Evilly
15
Évellyn
14
Fonte: ARPEN/SP (2014)


Curiosidades

Evelyn Einstein (Chicago, 28 de março de 1941 — Albany (Califórnia), 13 de abril de 2011) foi filha adotiva de Hans Albert Einstein, neta adotiva de Albert Einstein.

Evelyn (Evelyn - Uma História Verdadeira (título no Brasil) ) é um filme dramático lançado em 2002, baseado na história real de Desmond Doyle que brigou contra o governo Irlandês para ter de volta os seus filhos. O filme trás estrelas como Sophie Vavasseur (Evelyn), Pierce Brosnan (Pai) e Aidan Quinn, Julianna Margulies e Stephen Rea como a família Doyle. O filme foi lançado nos Estados Unidos em 13 de Dezembro de 2002, logo após foi lançado na Grã-Bretanha em 21 de Março, de 2003.

Evelyn Carnahan O'Connell é uma personagem fictícia protagonista da série filmes A Múmia, originalmente interpretada por Rachel Weisz e depois por Maria Bello. Depois da perda de seus pais, ela passou a dedicar a sua vida ao trabalho como bibliotecária. Mas a sua vida muda completamente quando conhece Rick O'Connell e ressurge, acidentalmente, o terrível Imhotep. A partir daí, ela, Rick, Jonathan (irmão de Evy) e um chefe da prisão terão que deter a múmia.



By



.

Nenhum comentário:

Postar um comentário