quinta-feira, 11 de junho de 2015

Esther

.


O nome Esther tem três significados possíveis: 1) “estrela” em persa; 2) um nome derivado da deusa Ishtar; 3) Do hebraico “Astra” (murta), uma flor;

Porém, a primeira possibilidade é a mais concreta: Estrela, em persa. Afinal, segundo a nossa colaboradora Shamaim, o próprio nome da Deusa Ishtar pode estar relacionado a palavra estrela (o radical indo-europeu -st- indica "estrela"). O símbolo da deusa era uma estrela de oito pontas, segundo a Wikipédia.

E quanto a possibilidade de estar relacionado a palavra “Astra” (murta) não pode fazer sentido pois a própria Bíblia dá a entender que Esther é um nome de origem persa. Ela era uma mulher do povo hebreu, chamada Hadassa, e teve seu nome mudado após se casar com um persa e se tornar Rainha.

Desse modo, não faria sentido algum seu nome vir do hebraico.
Esther, no Antigo Testamento era a esposa do Rei da Pérsia, que salvou os judeus presentes no Reino do extermínio. Seu nome original hebraico era Hadassa.

O nome foi bastante usado no mundo anglófono desde a Reforma Protestante. Na América, recebeu um impulso de popularidade após o nascimento de Esther Cleveland, filha do presidente Grover Cleveland.

Variantes: Ester (espanhol), Hester (Bíblia Latina)

Diminutivos: Essie, Esta (Inglês), Estee (judeus)

Outras línguas: 'Ester (Hebraico Bíblico), Ester (Checo), Ester (dinamarquês), Ester, Esteri, Essi (finlandês), Eszter, Eszti (húngaro), Estera (lituano), Ester (norueguês), Estera (Polonês) , Ester (Português), Esfir, Yesfir (russo), Estera (eslovaco), Ester (sueco)

Está na 35ª posição no ranking anual do Baby Center Brasil 2014, mas caiu uma posição em relação a lista do ano anterior. No ano de 2015, no estado de São Paulo, de acordo com a lista da Arpen/SP, foram registradas 1645 meninas chamadas Esther e também 1391 na grafia Ester. 

Quanto à pesquisa do IBGE exibida no site Nomes no Brasil (Censo 2010), há 11.349 pessoas com o nome Esther, nascidas entre 1930 e 2010, que participaram do recenseamento. A grande maioria nasceu depois de 2000, sendo antes disso um nome bastante raro por aqui. O estado de destaque é o Espírito Santo. Em termos gerais, na classificação do IBGE, Esther fica na posição 828 de nomes femininos mais usados entre brasileiras.

A grafia Ester tem 99.770 pessoas, ou seja, os brasileiros optavam por simplificar. Nesse caso, o nome Ester ocupou a posição 163 dos nomes femininos mais usados no Brasil segundo os dados do IBGE, mas mantém as caracteristicas: mais de 42 mil delas nasceu depois dos anos 2000. 



By



.


6 comentários: