domingo, 21 de junho de 2015

Donatella

.


Donatella é um nome italiano, um diminutivo de Donato – a partir do nome latino Donatus, significando “dado” ou “dádiva”. Por interpretação, imagina-se que o significado de Donatella é “dada por Deus”.

Vários santos primitivos tinham este nome na versão masculina original e ele também foi usado por dois mestres da Renascença: o escultor Donato di Niccolo di Bette Bardi (também conhecido como Donatello) e o arquiteto Donato Bramante.

Não é um nome que possa ser considerado internacional, por isso mesmo, não há variações do mesmo, apenas a forma masculina Donatello, eternizada pelo personagem de Tartarugas Ninja mais do que pelo artista do século XIV. Há quem use este detalhe para desqualificar o nome, porém, não há nada que desabone o nome em ser associado a uma das melhores animações de todos os tempos.

Uma personalidade atual reconhecida pelo seu talento em nível mundial é a estilista italiana Donatella Versace, da grife Versace. Donatella sempre foi alvo de grandes polêmicas durante sua carreira, principalmente em relação a suas inúmeras plásticas e também em relação a anorexia de sua filha Allegra. Atualmente, ela é vice-presidente do império da moda fundado por seu falecido irmão Gianni.

Como uma diva vive cercada de outras divas, a cantora premiadíssima Lady Gaga gravou uma canção em homenagem a Donatella Versace (veja no vídeo abaixo), que em entrevista, falou sobre isso: “Claro que ouvir a música pela primeira vez foi um dos momentos mais incríveis do ano passado. Foi uma honra muito grande. Ela a tocou pela primeira vez pra mim em Nova York, no meu aniversário. Nós a ouvimos repetidamente. Foi o presente de aniversário mais especial que eu já ganhei. Não conseguiria descrever o que eu sinto por Lady Gaga.




Pessoalmente, acho um dos nomes mais lindos e de bom gosto: sempre gostei de nomes longos, da inicial D e, embora geralmente enjoe fácil da terminação “ela/Ella”, adoro a sonoridade forte e marcante que ela dá a Donatella.

Evidentemente, é exótico para os gostos de Portugal e até mesmo para o gosto dos brasileiros, mas a correlação é essa mesma: só mães de personalidades optam por nomes  assim, a maioria das pessoas gosta do que todo mundo usa... Mas eu não. Gosto de nomes únicos, exclusivos e marcantes, e Donatella parece preencher todos esses critérios.

Para ter uma ideia da raridade do nome, em São Paulo, no ano de 2014, segundo dados fornecidos pela Arpen/SP, não ocorreu nenhum registro de Donatella. Não aparece nem remotamente no Ranking organizado pelo Baby Center Brasil e apenas uma Donatella nasceu em Portugal no ano passado. Ou seja, garantia de exclusividade total.

Já na Itália, segundo o site Nomix.it, chamam-se DONATELLA aproximadamente 73.747 pessoas (179 ° nome mais comum) ou cerca de 0,1222% da população italiana. Evidentemente, esse ranking não é anual, ou baseado em nascimentos no ano de 2014 e sim, em números totais. 




By





.

Nenhum comentário:

Postar um comentário