segunda-feira, 29 de junho de 2015

Carlos

.

Carlos aparece no Ranking do Baby Center Brasil 2014 na 70ª posição, mas no composto Carlos Eduardo. Entretanto, ele caiu 24 posições em relação a 2013.

Origina-se do nome germânico Karl, que deriva de uma palavra que significa “homem”. Há uma teoria alternativa que afirma que deriva de outro elemento germânico que significa “exército, guerreiro”.

A popularidade do nome no continente europeu se deve a fama de Carlos Magno, Rei dos Francos, na época em que governavam a maior parte da Europa. Foi usado por vários imperadores do Sacro Império Romano e por reis da França, Espanha, Portugal, Suécia e Hungria.

Variante: Carles (Catalão)

Diminutivos: Carlito, Carlitos (espanhol), Carlinhos, Carlito, Carlitos (português)

Formas femininas: Carla (espanhol), Carlota(Português), Charlotte (inglês), Carla (Catalão)

Outros idiomas: Carolus, Karl (germânico antigo), Karlo (croata), Karel (Checo), Carl, Karl (dinamarquês), Karel (holandês), Carl, Carol, de Charles, Karl, Charley, Charlie, Chas, Chaz, Chip , Chuck (Inglês), Kaarle, Kaarlo, Karl, Kalle (finlandês), Charles, Charlot (francês), Carl, Karl (alemão), Kale (havaiano), Károly, Karcsi (húngaro), Séarlas (irlandês), Carlo (italiano), Sjarel (limburguês), Karolis (lituano), Carl, Karl (norueguês), Karol (polonês), Carol (romeno), Karol (eslovaco), Karel, Karol (esloveno), Carl, Karl, Kalle (sueco), Siarl (Galês)

Em São Paulo, no ano de 2014, foram estes os registros de Carlos e formas alternativas:

Nome
Qtd
Carlos
2222
Charles
50
Karlos
35
Fonte: ARPEN/SP (2014)

Em Portugal, foram 144 registros de Carlos.

O nome Carlos sozinho é bastante neutro, ou seja, “feijão com arroz”, mas pode se salvar em um composto menos óbvio e mais criativo.


Atualização (21.06.2016): Carlos é o nome de 1.483.121 pessoas do sexo masculino no Brasil, segundo o IBGE (Nomes no Brasil), e tem registros equilibrados e altos em todas as décadas a partir de 1960. Ainda temos 2.048 pessoas chamadas Karlos. O destaque é para o estado do Rio de Janeiro. 



By




.

Nenhum comentário:

Postar um comentário