domingo, 14 de junho de 2015

Bruna

.


Bruna é a forma feminina de Bruno. É derivado do elemento germânico “brun” que pode significar “armadura, proteção” ou simplesmente “marrom”. Pode ser entendido, portanto, como “morena”. Apesar de ser um nome imensamente usado no Brasil, ainda está muito em alta, permanecendo dentro dos 100 nomes mais usados no Brasil. 

Para quem gosta de Bruna mas se incomoda um pouco com sua popularidade, pode optar pelas variantes Brunessa ou Brunella (italiano), que lhe conferem o mesmo significado e origem, acrescida de um sufixo diminutivo, no caso -essa ou -ella. 

Bruna é 66º nome no ranking anual do Baby Center Brasil de nomes mais usados, mas caiu três posições em relação ao ano anterior.

Em São Paulo, de acordo com dados oficiais da Arpen/SP, verificaram-se 914 registros do nome Bruna no ano de 2014, somados de 45 registros do nome Brunna. No ano de 2015, esses registros caíram um pouco, sendo que a mesma lista registrou 785 nascimentos de Brunna.

Se levarmos em consideração os dados do IBGE (Nomes no Brasil, Censo 2010), Bruna é o nome de 460.770 pessoas - praticamente meio milhão de Brunas - nascidas entre 1930 e 2010, aproximadamente (pessoas vivas durante o Censo 2010), o que lhe confere o status de 14o nome feminino mais usado no Brasil nesse durante o século XX e primeira década do século XXI. 

É claro que esse é um nome de uso moderno: Enquanto a década de 30 viu apenas 133 meninas chamadas Bruna nascerem, os anos 90 presenciaram mais de 240 mil. Lembrando que os mais de 460 mil indivíduos do sexo feminino que receberam o nome Bruna não são os únicos, uma vez que depois do ano de 2010 tivemos mais nascimentos. É um nome que com certeza, tem uma difusão enorme no país. 

Como referência mais antiga do nome podemos citar Bruna Lombardi, atriz brasileira de cinema e TV, nascida em 1952, assim como modernamente temos a atriz Bruna Marquezine, famosa por vários trabalhos na televisão brasileira. 


Outras referências:

Bruna Baglioni, meio-soprano italiana;
Bruna Bertolini, jogadora de basquete italiana;
Bruna Bianco, poetisa e advogada brasileira;

Bruna Castagna, meio-soprano italiano;
Bruna Colombetti-Peroncini, esgrimista profissional italiana;
Bruna Genovese, atleta italiana;

Bruna Lelli, cantora italiana;
Bruna Pellesi, religiosa italiana;
Bruna Thedy, atriz brasileira

Bruna Surfistinha, atriz brasileira
Bruna Tenório, modelo brasileira
Bruna Ferraz, modelo brasileira

Bruna Colósio, tenista brasileira
Bruna di Tullio, atriz brasileira
Bruna Guasco, atriz brasileira

Bruna Tatiana, cantora angolana
Bruna Karla, cantora brasileira de música cristã contemporânea



By






.

Nenhum comentário:

Postar um comentário