quinta-feira, 11 de junho de 2015

Letícia

.


O nome Letícia vem do latim “Laetitia”, que significa “Alegria, Felicidade”. Foi usado na Idade Média, na Inglaterra e países da Europa na grafia “Lettice” e foi reavivado no Século XVIII.

Variante: Lettice

Diminutivos: Lettie, Letty, Tisha, Titty, Lecia

Outros idiomas: Latisha, Tisha (Africano americano), Laetitia (francês), Letizia (italiano), Laetitia (Late Roman), Letícia (Português), Leticia (Espanhol).

É o 29º colocado no Ranking anual do Baby Center Brasil, no ano de 2014. Subiu uma posição em relação ao ano anterior. Ele subiu três posições no ano de 2015, e está agora na posição 26. Ou seja, é um nome bastante popular sim. 

No estado de São Paulo, conforme a lista da Arpen/SP de 2015, temos 1.203 meninas nascidas neste ano chamadas Letícia (com acento) e mais 688 como Leticia (sem acento). 


Quanto aos dados do IBGE, com base no Censo 2010 e expostos no site Nomes no Brasil, Letícia é o nome de 434.056 pessoas ao longo de todo o período (1930-2010), classificando-o na posição 16 em termos de nomes femininos mais usados no Brasil no último século! 



Curiosidades

Letícia Helena de Queiroz Colin (Santo André, 30 de dezembro de 1989) é uma atriz, cantora e apresentadora brasileira.

Letícia Birkheuer (Passo Fundo, 25 de abril de 1979) é uma modelo, atriz e apresentadora brasileira.

Maria Letícia Ramolino (Ajaccio, 24 de Agosto de 1750 — Roma, 2 de Fevereiro de 1836), conhecida por Maria Letícia Bonaparte, Marie-Laetitia Ramolino Bonaparte ou Letícia Bonaparte, para além do seu título oficial de Madame Mère, foi a matriarca do clã Bonaparte e mãe de Napoleão Bonaparte. Foi uma mulher austera e corajosa, que enviuvando aos 34 anos e tendo de educar isoladamente uma numerosa prole, conseguiu dar origem a um dos mais importantes clãs familiares da História europeia.

Letícia Wierzchowski (Porto Alegre, 4 de junho de 1972) é uma escritora brasileira, melhor conhecida como a autora de A Casa das Sete Mulheres.

Letícia Sabatella (Belo Horizonte, 8 de março de 1972) é uma atriz e cantora brasileira. Tornou-se conhecida não só por sua participação em telenovelas de relevância na história recente da TV brasileira, como também por sua intensa atuação política na defesa dos direitos humanos.

Letícia Pena Spiller (Rio de Janeiro, 19 de junho de 1973) é uma atriz brasileira. Começou a carreira como atriz em teatro amador em 1985, no Colégio Sagrado Coração de Maria, onde estudou. Cursou o teatro O Tablado, com o professor Bernardo Jablonski e participou do Grupo Pessoal do Tom, com Roberto Bomtempo e Roney Vilella. Em 1989, entrou para o programa Show ou da Xuxa, da Rede Globo, como a paquita Pituxa Pastel. Mais tarde, atuou em muitas telenovelas da emissora, como Quatro por Quatro, Suave Veneno, Senhora do Destino, Duas Caras, Viver a Vida, Salve Jorge e Joia Rara.

Letícia da Espanha, nascida Letizia Ortiz Rocasolano (Oviedo, 15 de setembro de 1972), é a atual rainha consorte da Espanha, esposa do rei Filipe VI. Antes do seu casamento, Letícia era jornalista e âncora de telejornal.






.

Um comentário: