terça-feira, 16 de junho de 2015

Alana

.

Alana é a forma feminina de Alan. O significado deste nome pode ser tanto “bonita” (Alannah) em irlandês ou “pedrinha”, em bretão. De modo bastante alternativo, pode derivar do nome tribal dos Alanos, um povo iraniano que migrou para Europa nos séculos IV  e V.

Variantes: Alanna, Alaina, Alanis, Alannah, Alannis, Alayna, Allana, Allannah

Diminutivo: Lana

Formas masculinas: Al, Alan, Allan, Allen, Allyn

Outros idiomas: Alannah (irlandês), Alanis (inglês)

O nome Alana é o 85º colocado no ranking dos 100+ organizado pelo Baby Center Brasil de 2014, entretanto, caiu 8 posições em relação a 2013.

Em São Paulo, segundo dados oficiais da Arpen/SP, no ano de 2014 verificou-se 331 registros do nome Alana, mais 244 registros de Allana e 71 registros de Alanna.

Nome
Qtd
Alana
331
Allana
244
Alanna
71
Alanys
15
Allany
14


Fonte: ARPEN/SP (2014)

Alana é um nome permitido em Portugal e foram registradas 18 meninas com este nome em 2014, e várias vezes em compostos como 1º ou 2º nome (alguns bizarros).


Alana é o nome de 67.615 pessoas do sexo feminino no Brasil, segundo o IBGE (Nomes no Brasil, Censo 2010), sendo este o 229º nome feminino mais registrado no país ao longo do último século. O estado de maior frequência é a Bahia – quase 10 mil delas são baianas, e mais de 34 mil delas nasceram ao longo dos anos 2000.

Referências

Alana Mareva é um personagem fictício da série de ficção científica The 4400 (exibido no Brasil pelo Universal Channel), interpretada por Karina Lombard.

Alanna Noel Ubach (Downey, 3 de outubro de 1975) é uma atriz e modelo norte-americana.

Alana Beard, jogadora de basequete norte-americana;

Alana Ladd, atriz norte-americana;


Alana Nicholls, canoísta australiana;


Alana de la Garza (nascida no dia 18 de junho de 1976) é uma atriz americana mais conhecida por seu papel como a promotora assistente Connie Rubirosa no seriado policial Law & Order. Também interpretou Marisol Delko em CSI: Miami.





By







.

3 comentários:

  1. Alana é o nome de uma das irmãs da sereia Ariel (da Disney) - pensei que tivesse algo a ver com o mar - lembra nome de sereia. Acho que "bonita" e "sereia" são termos que se aproximam no nosso imaginário cultural. Eu conheci uma Alana, ela era uma barbie humana, se assim posso dizer. Super vaidosa, simpática e muito elegante. Tinha um "q" de superficial quando a conheci de início e até mesmo metida, mas era gente boa. Eu gosto do nome e tem ganhado popularidade tanto que ficou no top 100 de 2019! Não o usaria caso tivesse uma filha - está fora da minha lista de preferidos, mas eu gosto da sonoridade! Acho o nome muito bonito e com muitos predicados - parabéns a todas as portadoras do nome ^^

    ResponderExcluir