sábado, 13 de junho de 2015

Ágatha



,
Versão inglesa de Águeda, que é uma forma latinizada do nome grego Αγαθη (Agathe), derivado do grego αγαθος (agathos), que significa "bom".

Ágata, sem o H, pode ser associado a pedra preciosa. O nome ágata provavelmente é derivado de Achates, um rio da Sicília, onde é provável que ela fosse extraída na Antiguidade. Tudo indica que o Achates seja o atual rio Dirillo, situado na região sudeste daquela ilha, mas não se tem certeza disso.

Santa Ágata foi uma mártir do século III, na Sicília, que foi torturada e morta após desprezar os avanços de um oficial Romano. A Santa foi amplamente reverenciada na Idade Média, e seu nome tem sido usado em toda a Europa Cristã (em diferentes grafias).

A famosa escritora Agatha Christie (1890-1976) foi uma famosa portadora deste nome.
Variante: Agathe (em grego antigo)
Diminutivo: Aggie (Inglês)
Forma Masculina: Agathon (em grego antigo)
Outros idiomas: Agata, Jaga (croata), Ágata (Checo), Agathe (dinamarquês), Agathe (francês), Agathe (alemão), Agathe (grego), Ágota, Ági (húngaro), Agata (italiano), Agathe, Ågot (norueguês), Agata (polonês), Águeda (Português), Agafya, Agata (russo), Agata, Jaga (sérvio), Agata (esloveno), Agata, Águeda (espanhol), Agata, Agda (sueco)

É o 49º colocado no Ranking do Baby Center Brasil do ano de 2014, e subiu 5 posições em relação ao mesmo ranking do ano anterior.

Já no estado de São Paulo, foram estes os registros de Ágatha e suas variações:


Nome
Qtd
Agatha 
1396
Ágatha 
343
Aghata 
128
Ágata 
90
Agata 
57
Ághata 
33
Hagatha 
18
Hagata 
16
Aghatta 
13


Fonte: ARPEN/SP (2014)


Agatha Mary Clarissa Christie DBE (nascida Agatha Mary Clarissa Miller; Torquay, Devon, Inglaterra, Reino Unido, 15 de setembro de 1890 — Wallingford, Oxfordshire, Inglaterra, Reino Unido, 12 de janeiro de 1976), popularmente conhecida como Agatha Christie, foi uma escritora britânica nascida na Inglaterra que atuou como romancista, contista, dramaturga e poetisa. Se destacou no subgênero romance policial, tendo ganho popularmente, em vida, a alcunha de "Rainha/Dama do Crime" ("Queen/Lady of Crime", no original em inglês). Durante sua carreira, publicou mais de oitenta livros, alguns sobre o pseudônimo de Mary Westmacott.




By









.