domingo, 24 de maio de 2015

Mateus & Matheus


Mateus Solano, ator.

Mateus ou Matheus é a forma portuguesa de Matthaios (Ματθαιος), que é uma forma grega do nome hebraico Mattityahu (מַתִּתְיָהוּ). Significa “dom de Javé”.

São Mateus, que também era chamado de Levi, foi um dos doze apóstolos, e supostamente o autor do primeiro Evangelho do Novo Testamento.

Variante: Mathew (Inglês)

Diminutivos: Mat, Matt, Mattie, Matty (inglês)

Outros idiomas: Matia (basco), Matthaios, Matthias (grego bíblico), Mattityahu (Hebraico Bíblico), Mattheus, Matthias (Bíblico Latina), Matey (búlgaro), Mateu (Catalão), Matej, Mateo, companheiro, Matija, Matko, Mato (croata), Matouš, Matěj, Matyáš (Checo), Mads, Mathias, Matthias (dinamarquês), Matthias, Matthijs, Thijs, Ties (holandês), Matti, Matias (finlandês), Mathieu, Matthieu, Mathias, Mathis, Matthias (francês), Mate (Geórgia), Matthäus, Mathias, Mathis, Matthias, Mattias (alemão), Matthias (em grego), Makaio (havaiano), Mattithyahu, Mattityahu (hebraico), Máté, Mátyás (húngaro), Maitiú (irlandês) , Matteo, Mattia (italiano), Matas (lituano), Matej (macedônio), Matteus, Mathias, Mats, Matthias (norueguês), Mateusz, Maciej (polonês), Mateus, Matias (Português), Matheus (Português (Brasil)) , Matei (Roménia), Matfey, Matvei, Matvey, Motya (russo), Mateja, Matija (sérvio), Matúš, Matej (eslovaco), Matej, Matevž, Matic, Matija, Matjaž, Tjaž (esloveno), Mateo, Matías ( Espanhol), Matteus, Mathias, Mats, Matthias, Mattias (sueco).

Popularidade: Matheus é o 7º colocado no ranking do Baby Center 2014.
Curiosidades:

- Matheus Nachtergaele é um ator e diretor brasileiro, que atuou por exemplo, no filme O Auto da Compadecida.

Comentários: 

Se você é uma das pessoas que gosta do nome Matheus / Mateus e gostaria de dá-lo a um filho, talvez seja hora de reconsiderar. Sendo o sétimo nome mais usado no Brasil, com certeza a chance de seu filho ter xarás em todo o lugar que frequentar é enorme, e isso afeta o desenvolvimento psíquico da criança.

Na escola, quando há vários alunos com o mesmo nome, se torna hábito eleger um para chamar-se Mateus, por exemplo, e outros para serem chamados pelo sobrenome, ou até mesmo pelo número da chamada.

Os problemas, às vezes, são maiores do que as pessoas imaginam: Um homônimo no SPC, por exemplo, com CPF equivocado, pode dar muitos transtornos a quem nunca ficou devendo mas teve seu nome inserido lá por engano. Ou quando a polícia confunde e acaba prendendo um homônimo do criminoso, no lugar do próprio, só por que os nomes são os mesmos e a descrição bata de alguma forma. Ou seja, é sempre bom buscar uma alternativa a esse problema.


Matias, Matteo, Mateu e outros são bons substitutos para a grafia Matheus/Mateus


Segundo a Arpen/SP de 2015, no estado de São Paulo nasceram 1529 meninos chamados Mateus e 5972 meninos chamados Matheus, com essa grafia, um número extremamente expressivo de nascimentos. 


Nos dados do IBGE (Nomes no Brasil, Censo 2010), consta que há 583.962 pessoas chamadas Mateus, sendo que isso faz dele o 22º nome masculino mais usado no país no período da pesquisa (1930-2010). A esmagadora maioria nasceu a partir do ano 2000. Além disso, há 347.734 pessoas com a grafia Matheus, colocando-a no 43º lugar. Se fossem somadas as duas grafias, teríamos 931.696 pessoas, e esse número igualaria Mateus à nomes mais populares como Luis, que é o número 11 da lista. 




By









.


7 comentários:

  1. Mateus é um nome q gosto muito, mas ainda prefiro Matias...

    ResponderExcluir
  2. Mateus é um bom nome e até aprecio mas prefiro Matias!

    ResponderExcluir
  3. Chamo-me Mateus e sou nascido na "virada" dos anos 70/80. Realmente era um nome desconhecido até final da década de 90. Achavam até estranho, pois era um tanto incomum, além de ser muito confundido com Matias. Por consequências midiáticas o nome ganhou popularidade nos anos 2000. Hoje, vivo na Espanha. Por aqui, segue como um nome incomum (o que me agrada bastante), os que conheci aqui são todos brasileiros.

    ResponderExcluir
  4. Tudo mentira, o nome desse diciplo nunca foi esse, nome próprio não tem tradução, tudo isso foi inventado, para esconderem o nome do criado de nós.

    ResponderExcluir
  5. Matheus com "h" e tudo traidor da nossa nação, n usem mateus com h porque fica feio, no inglês a tradução fica sem h.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O maior problema em questão de nome no Brasil é isso, não se tem controle de nomes. Por isso as pessoas querem pagar de "chiques" e colocar nomes estrangeiros, ou então colocar k,y ou w nesses nomes, o que estraga não só o nome, mas também a cultura e a forma como somos vistos

      Excluir
    2. Entendo o que você quer dizer, mas essas consoantes fazem parte do nosso alfabeto. Não há problema.

      Excluir