quinta-feira, 28 de maio de 2015

Maria Eduarda

.



O composto Maria Eduarda é o 10º colocado no Ranking 2014 de nomes mais populares organizado pelo Baby Center Brasil. Na lista da ARPEN/SP, com dados oficiais, não é possível visualizar compostos, apenas o primeiro nome, e como era de se imaginar, Maria é o 1º colocado.

Nesse caso, comecemos pelo nome Maria: Segundo o site do Baby Center, “Forma latina do nome hebraico Miryam, de origem obscura, provavelmente remontando ao antigo Egito. Especialistas chegam a apontar mais de 70 possíveis significados, mas os mais comuns são "rebelde" (pela raiz marah), bem-nutrida (pela raiz mara, com o significado mais amplo de "perfeita", "bela") e amada (para raiz mry)”. Ou seja, o significado exato é praticamente impossível de ser determinado.

Para além disso, é desnecessário observar que Maria é tão popular no mundo cristão por ser o nome da mãe de Jesus.

Individualmente, Eduarda é uma forma feminina do nome Eduardo. Na verdade, o nome Eduardo (Edward) vem do inglês antigo/ germânico e significa “guarda rico”, mas não tem feminino em sua língua original. A terminação “arda” para o feminino não existe, portanto, se houvesse um feminino de Edward seria algo como “Edlind”. No entanto, a transliteração para o feminino com a terminação “arda” no Brasil e em outros países lusófonos é tão comum, que já é tida como aceitável.

Curiosidades:

Maria Eduarda é uma personagem do romance Os Maias, de Eça de Queiroz, publicado em 1888 em Portugal. É uma mulher que viveu ao lado de um obscuro brasileiro. Ao voltar para Lisboa conhece Carlos da Maia e torna-se sua amante, mantendo com este, mesmo de forma inconsciente, uma relação incestuosa, uma vez que os dois eram irmãos. A obra de Eça de Queiroz foi adaptada para a televisão em forma de minissérie, exibida pela Rede Globo entre 9 de janeiro e 23 de março de 2001, em 44 capítulos. Nessa minissérie, a personagem Maria Eduarda foi interpretada pela atriz Ana Paula Arósio.

O nome Eduarda foi usado primeiramente nas classes mais altas, talvez inspirando-se no romance de Eça de Queiroz e tentando denotar sua cultura perante às demais classes sociais. Evidentemente, como todo nome usado na elite, não demorou a ser usado pelas camadas populares, espalhando-se por todo o Brasil.

Uma personagem marcante nas telenovelas brasileiras foi Eduarda, de “Por Amor”, interpretada por Gabriela Duarte. 












.

7 comentários:

  1. Que nome mais enjoado... Odeio.

    ResponderExcluir
  2. Teve também a personagem da Malu Mader em Top Model https://pt.wikipedia.org/wiki/Top_Model_(telenovela). Que foi uma personagem super marcante. de onde muitas mães se inspiraram para escolher nomes de muitas meninas nos anos 90

    ResponderExcluir
  3. Adoro Edward/ Eduardo e Eduarda! Fazem parte da minha lista. Maria Eduarda é um dos poucos compostos com Maria que eu adoro. Usaria, até porque seria uma forma de homenagear as nossas avós Mª das Neves (minha, materna) e Mª Elvira (dele, materna falecida) = o Maria das 2, e o Eduarda com o E da avó dele.
    Seria uma homenagem indireta

    ResponderExcluir
  4. É um nome lindo♥️quando eu era criança vivia dizendo que meu nome era Eduarda.

    ResponderExcluir