quarta-feira, 27 de maio de 2015

Luísa & Luiza

.


Forma feminina de Luís, que por sua vez, é a forma portuguesa do nome francês Ludovicus, a forma latinizada de LUDWIG, que origina-se do nome germânico Chlodovech (Foi uma viagem grande da onomástica, de Chlodovech para Luís, mas é essa mesmo a origem do nome).

Como é possível perceber, esse nome tem uma série de variantes em várias línguas: Luísa vem de Luís, que vem de Ludovicus, que se origina de Ludwig, que por fim é uma forma de Chlodovech (sim, Clodovil é outra variação do mesmo nome).

Como Chlodovech é composto dos elementos germânicos “hlud” (famoso) e “wig” (Guerra, Batalha), o significado de todas as suas variações é “famoso em batalha, glorioso em batalha”.

Curiosidades:

- A rainha Luísa da Dinamarca (31 de outubro de 1851 - 20 de março de 1926) foi uma princesa da Suécia e a rainha consorte de Frederico VIII da Dinamarca. Louise (ou Lovisa) Josephine Eugenie, da Casa de Bernadotte, nasceu em Estocolmo, como a única filha de Carlos XV da Suécia (1826-1872) e de Luísa dos Países Baixos (1828-1871), uma neta de Guilherme I dos Países Baixos.

- Luíza Brunet, é uma empresária, atriz e ex-modelo brasileira.

- Luíza Tomé é uma atriz brasileira, que foi casada com o empresário Adriano Facchini de quem se separou em janeiro de 2012, após 17 anos de união, com ele tem três filhos: Bruno, Adriana e Luigi.

- Luiza Erundina de Sousa (Uiraúna, 30 de novembro de 1934) é uma assistente social e Deputada Federal pelo estado de São Paulo, pertencendo à bancada do PSB. Foi a 37ª Prefeita da Cidade de São Paulo.

Formas masculinas: Luís (Português), Luiz (Português – Brasil).

Outros idiomas: Alojzija (croata), Louise, Lovise (dinamarquês), Louisa, Louise, Loes (holandês), Louisa, Louise, Lou, Louella, Luella, Lula (Inglês), Loviise (Estónia), Loviisa (finlandês), Louise , Lou, Luizinha (francês), Aloisia, Louisa, Luise, Lulu (alemão), Louiza (grego), Lujza (húngaro), Ludovica, Luigia, Luisa, Gina, Luigina, Luisella (italiano), Liudvika (lituano), Ruiha (maori), Lovise (norueguês), Alojzia (eslovaco), Alojzija (esloveno), Luisa, Luisina, Luisita (espanhol), Louise, Lovisa (sueco).



Popularidade: Em termos de popularidade, Luísa encontra-se em 7º lugar no Ranking do Baby Center Brasil 2014, tendo subido quatro posições em relação ao ano passado. Segundo dados divulgados pela ARPEN/SP, Luísa obteve 470 registros no estado de São Paulo no ano de 2014, e a grafia LUIZA obteve 2705 registros. 

Outras referências:


Luisa Amatucci, atriz italiana;
Luisa Battistotti Sassi, patriota italiana;
Luisa Conte, atriz de teatro italiana;
Luisa Corna, cantora, apresentadora, atriz e modelo italiana;
Luisa De Santis, atriz e cantora italiana;
Luisa Ferida, atriz italiana;
Luisa Giaconi, poetisa italiana;
Luisa Morgantini, política italiana;
Luisa Ranieri, atriz e apresentadora de televisão italiana;
Luisa Sanfelice, dama da nobreza italiana;
Luiza Erundina, política brasileira;
Luísa Todi, meio-soprano portuguesa;
Luísa Tomas, jogadora de basquete angolana;

Luisa Spagnoli, empreendedora italiana.




Atualização 15.12.2016: Luiza caiu duas posições em relação ao ano anterior e agora, no ranking do BabyCenter Brasil de 2016, figura na 9ª posição. 
 


By













.

2 comentários:

  1. Eu gosto de Luiza, uma pena a super popularidade, é um nome atemporal...Edos outros idiomas, gostei de Loes...

    ResponderExcluir
  2. Gosto de Luísa, não é dos meus favoritos mas até gosto

    ResponderExcluir