domingo, 24 de maio de 2015

Lucas

.


Lucas é a forma portuguesa do nome Loukas (Λουκας), do grego, que significa “da Lucânia”, “a partir da Lucânia” (sendo esta uma região da Itália).

São Lucas,o autor do terceiro evangelho e Atos, no Novo Testamento, era um médico que viajou na companhia de Paulo. Devido à sua fama, o nome tornou-se comum no mundo cristão, em várias grafias.

Outros idiomas: Loukas (grego bíblico), Lucas (Bíblia Latina), Lluc (Catalão), Luka (croata), Lukas (Checo), Lukas (dinamarquês), Lucas, Luuk (holandês), Luukas (finlandês), Luc, Lucas (francês), Luka (Geórgia), Luca, Lukas (alemão), Luke (Inglês), Lukács (húngaro), Lucas (irlandês), Luca (italiano), Lukas (lituano), Luka (macedônio), Lukas (norueguês), Łukasz (polonês) , Lucas (Português e Espanhol), Luca (romeno), Luka (russo), Luka (sérvio), Lukáš (eslovaco), Luka (esloveno).

Comentários: 

Infelizmente o nome Lucas é bastante comum. Em 2014 só no estado de SP foram 8293 registros, sendo que é um nome que se mantém no ranking há bastante tempo. Muitas vezes a criança acaba sendo conhecida pelo sobrenome. 

Além disso, o composto João Lucas está em sexagésimo sexto lugar no ranking do Baby Center, ou seja, é ainda mais popular (embora tenha descido 9 posições em relação à 2013). Pedro Lucas também é um composto que está na octogésima posição (desceu 10 em relação ao último ranking, e como se não bastasse, Lucas Gabriel também é um composto que aparece na nonagésima sexta posição (desceu 5 em relação a 2013). 

Ou seja, num mesmo ranking ele aparece simplesmente 4 vezes: Lucas sozinho, Lucas Gabriel, Pedro Lucas e João Lucas. Enfim, é Lucas "para mais de metro".

Considerando que há nomes que soam bem modernos e garantem que ele seja conhecido pelo nome, e não pelo sobrenome, talvez seja o caso de optar por algo mais original.

Mas é lógico, se você for um pai ou mãe que não se importa com esse detalhe, vá em frente!

Uma alternativa para driblar a “uberpopularidade” de Lucas é optar por Luca ou Luke, que são variantes do mesmo nome em outras grafias. 

By














Um comentário: