sexta-feira, 22 de maio de 2015

Laura

.


Esta é a forma feminina do nome Laurus (latim antigo), que significava “louro”. Esse significado foi favorável, uma vez que na Roma Antiga as folhas das árvores de louro foram usadas para criar as guirlandas dos vencedores. 
Foi portado pela mártir espanhola Santa Laura, que era uma freira lançada num pote de chumbo derretido pelos mouros. Foi objeto de poemas do poeta italiano Petrarca, do século XIV.

Uma portadora famosa foi Laura Secord (1775-1868), uma heroína canadense durante a guerra de 1812.


Na mitologia grega, o louro era sagrado, pois teria sido nessa árvore que o deus Apolo transformou a ninfa Dafne. Na mitologia greco-romana, era símbolo de sabedoria e glória. Por extensão, isso significa que aquele que traz o loureiro, referindo-se à coroa de louros, nos círculos militares é conferido aos vitoriosos e nos círculos religiosos aos mártires.


Pela etimologia, o nome está ligado à Lourenço e Lorenzo (que muitas vezes é considerado um derivado), enquanto que para questões de significado é semelhante à Kelila e Daphne. 

Variantes: Lora (Inglês), Lora (italiano)

Diminutivos: Laureen, Laurene, Laurie, Lori, Lorie, Lorri, Lorrie, Lauressa, Laurinda, Laurissa, Loreen, Lorene, Loretta, Lorinda (Inglês), Laurita (espanhol), Lauretta, Loretta, Lorita (italiano), Laurie (Holandês )

Formas masculinas: Lauro (italiano), Laurus (Latim)

Outros idiomas: Llorá (Catalão), Laure, Laurette, Laurine, Lorette (francês), Lara (islandês), Lowri (Galês).

Posição no Ranking do Baby Center Brasil 2014: Sexto lugar, porém, é preciso dizer que na quinquagésima primeira posição encontra-se o composto Ana Laura, embora tenha caído duas posições em comparação ao ranking do ano passado. 

Comentários

Desnecessário dizer que Laura tem sido usado em demasia. No Brasil, o nome aparece em livros, novelas, filmes, seriados, na vida real ligada ao meio artístico, como por exemplo, nas filhas dos famosos, etc. E dentre a população, segundo o Ranking anual do Baby Center Brasil relativo a 2014 , Laura está na 6ª posição dos nomes mais registrados.

Além do nome registrado sozinho, também encontramos frequentemente composto com outros nomes.

Ou seja, infelizmente Laura é um nome que precisa descansar alguns anos antes de ser usado novamente, pois a popularidade exagerada tira seu brilho e sua elegância. Trata-se de uma questão prática, afinal de contas, um nome para ser bonito não precisa ser exclusivo, mas para ter personalidade precisa conservar um pouco da ousadia.

Evidentemente, este não é um problema para pais e mães que gostam de nomes populares. 

Atualização: No Estado de São Paulo, de acordo com dados divulgados pela Arpen/SP, no ano de 2015 foram registradas 8129 meninas chamadas Laura. No ano anterior, haviam sido 6574. 


Atualização II: De acordo com dados do IBGE (Nomes no Brasil, Censo 2010), Laura é o nome de 
209.844 pessoas, o que faz dele o 75º nome feminino mais usado no Brasil no período da pesquisa (em torno de 1930 até 2010). É plausível acrescentar que quase 94 mil do total nasceu nos anos 2000. O estado onde são mais frequentes é o Rio Grande do Sul, com mais de 21 mil pessoas chamadas Laura nascidas gaúchas. 


Atualização III 15.12.2016: Laura é o 3º nome mais usado no Brasil no ano de 2016, segundo o BabyCenter Brasil, tendo subido uma posição em relação ao ano anterior.


By















.

10 comentários:

  1. Acho um nome simples, e lindo, agora um bom nome feminino, sem dúvidas, não sei por que, quando me vem a mente, penso em paz de espírito , harmonia, felicidade..

    ResponderExcluir
  2. Eu gosto do nome :)
    me lembra menina fofa e delicada *-*,meiga

    ResponderExcluir
  3. Eu gosto bastante :) delicado, feminino, fofo ...

    ResponderExcluir
  4. Muitoooooo Lindo!!!!É o nome da minha Filha.

    ResponderExcluir
  5. Laura é nome de filha da puta q nn sabe oq fazer da vida. Todos falando "mt feminino e fofo" Lauras são nojentas e cruéis MATEM AS LAURAS

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara se sabe que tem várias Lauras no mundo , não faz sentido vc julgar todas por causa da sua experiência ruim 🤨

      Excluir
    2. A infantilidade tá 👌🏻👌🏻

      Excluir
  6. Eu amo! e não me importo com modinha ou popularidade...

    ResponderExcluir
  7. Meu nome é Lauriane mas me chamam Laura amo esse nome se eu pudesse mudar colocaria Maria Laura.

    ResponderExcluir