sexta-feira, 29 de maio de 2015

Helena

.




Forma portuguesa do nome grego 'Ελενη (Helene), provavelmente do grego' ελενη (Helene) "tocha" ou "fogo sagrado", ou possivelmente relacionadas com σεληνη (Selene), que quer dizer  "lua". 

Na mitologia grega Helen era a filha de Zeus e Leda, cujo seqüestro por Paris foi a causa da Guerra de Tróia. O nome também foi suportado por Santa Helena, no século IV, que foi mãe do imperador romano Constantino, que teria supostamente encontrado a verdadeira cruz no caminho para Jerusalém.

O nome foi usado originalmente entre os primeiros cristãos em honra da santa, em oposição ao caráter clássico (e pagão) de Helena de Tróia.

Variantes: Ellen, Helena, Hellen (Inglês), Helena, Helene (Mitologia Grega)

Diminutivos: Ella, Ellie, Elly, Lena, Nell, Nellie, Nelly, Elle, Nelle (inglês)

Outros idiomas: Shelena (Africano americano), Helena, Helene (em grego antigo), Elaine (Romances Arturianos), Elena (Bulgária), Helena, Jelena, Elena, jela (croata), Helena, Alena, Lenka (Checo), Elin, Helena, Helene, Eli, Ella, Lena, Lene (dinamarquês), Heleen, Helena, Heleentje (holandês), Helena, Jelena, Leena (Estónia), eliina, Elina, Helena, Ella, Heleena, Heli, Leena (finlandês), Hélène (francês), Elene (Geórgia), Elena, Helena, Helene, Alena, Lena, Lene, Leni (alemão), Elene, Eleni (em grego), Helena (húngaro), Lean (irlandês), Elena, Ileana (Italiano) , Helena, Jelena, Jelena (letão), Elena, Jelena (lituano), Elena (macedônio), Elin, Helena, Helene, Eli, Ella, Lena, Lene (norueguês), Helena, Lena (polonês), Helena, Lena ( Português), Elena, Ileana, Ilinca, Lenuţa (romeno), Elena, Yelena, Alyona, Lena (russo), Jelena, Jela (sérvio), Helena, Alena, Jela, Lenka (eslovaco), Helena, Jelena, Alena, Alenka , Elena, Jelka (esloveno), Elena, Ileana (espanhol), Elin, Elina, Helena, Helene, Ella, Lena (sueco), Olena, Lesya (ucraniano), Elen, Elin (Galês).

Popularidade

É o 11º colocado no ranking de nomes mais  populares do Baby Center Brasil em 2014. Em São Paulo, teve 3.232 registros (Arpen/SP, 2014).

Helena é o nome de 197.065 pessoas no Brasil, segundo dados do IBGE (Censo 2010, Nomes no Brasil), levando em conta um período mais ou menos de 1930 até 2010. Isso faz de Helena o 86º nome feminino mais registrado no Brasil ao longo desse tempo, sendo que a taxa de frequência maior é no Paraná. Helena tem dois picos de uso: o primeiro é na década de 50, quando aconteceram muitos nascimentos, aí em seguida teve uma queda considerável, sendo que na década de 90 poucas Helena’s foram registradas, mas voltou a subir nos anos 2000, e como sabemos, ganhou muita intensidade na atual década. 

Curiosidades

Sem margem para contestação, a primeira grande personagem portadora do nome foi Helena de Tróia, mas além dela, temos outras tantas personagens históricas igualmente importantes, entre elas, algumas imperatrizes romanas e bizantinas:

- Helena de Constantinopla († 330) - santa cristã, esposa do imperador romano Constâncio Cloro e mãe de Constantino, o Grande;
- Helena (esposa de Juliano) († 360) - esposa do imperador romano do oriente Juliano, o Apóstata;
- Helena Lecapena († 959) - esposa do imperador bizantino Constantino VII Porfirogênito;
- Helena de Bizâncio (fl. 1028) - esposa do imperador bizantino Constantino VIII;
- Helena Cantacuzena († 1396) - esposa do imperador bizantino João V Paleólogo;
- Helena Dragas († 1425) - esposa do imperador bizantino Manuel II Paleólogo;
- Helena Cantacuzena (imperatriz de Trebizonda) († 1463) - esposa do imperador David de Trebizonda e última imperatriz de Trebizonda.

Localidades:

  • Helena (Alabama): cidade localizada no estado americano do Alabama, no Condado de Jefferson e Condado de Shelby.
  • Helena (Arkansas): cidade localizada no estado americano de Arkansas, no Condado de Phillips.
  • Helena (Geórgia): Cidade localizada no estado americano de Geórgia, no Condado de Telfair e Condado de Wheeler.
  • Helena (Mississippi): Região censo-designada localizada no estado americano de Mississippi, no Condado de Jackson.
  • Helena (Montana): capital do estado norte-americano de Montana e sede do Condado de Lewis and Clark;
  • Helena (Ohio): vila localizada no estado norte-americano de Ohio, no Condado de Sandusky.
  • Helena (Oklahoma): cidade localizada no estado norte-americano de Oklahoma, no Condado de Alfalfa.



Famosos

Helena Bonhan Carter é uma atriz britânica. Bonham Carter fez sua estreia em filmes na obra de K. M. Peyton, A Pattern of Roses, antes de aparecer em seu primeiro papel protagônico como Lady Jane. É mais conhecida por interpretar Bellatrix Lestrange na série Harry Potter, sua performance indicada ao Oscar como Kate Croy em The Wings of the Dove (br: Asas do Amor), sua interpretação indicada ao Globo de Ouro da Sr.ª Lovett em Sweeney Todd: The Demon Barber of Fleet Street (br: Sweeney Todd: O Barbeiro Demoníaco da Rua Fleet), e sua interpretação indicada ao Oscar de Melhor Atriz Coadjuvante e Globo de Ouro na mesma categoria da Rainha Elizabeth em The King's Speech (br: O Discurso do Rei) além de suas outras colaborações com Tim Burton, com quem tinha uma união estável desde 2001.

Livro

Uma das obras clássicas mais famosas no Brasil é o livro Helena, de Machado de Assis.

“Helena praticava de livros ou de alfinetes, de bailes ou de arranjos de casa com igual interesse e gosto, frívola com os frívolos, grave com os que o eram, atenciosa e ouvida, sem entono nem vulgaridade. Havia nela a jovialidade da menina e a compostura da mulher feita, um acordo de virtudes domésticas e maneiras elegantes”.

Música

Helena é uma música da banda punk rock americana The Misfits presente no álbum Famous Monsters. A canção é baseada no filme Boxing Helena e fala sobre um amante obcecado que para evitar a sua amada de fugir lhe amputa as pernas e braços. Tornou-se rapidamente numa das canções preferidas pelos fãs da banda.

If I cut off your arms and cut off your legs
Would you still love me anyway?
There's a spot on the floor where your limbs used to be
And I close the door on my fantasie

"Helena" é o terceiro single e a primeira faixa do álbum Three Cheers for Sweet Revenge da banda My Chemical Romance. A canção - assim como o primeiro álbum inteiro da banda - é dedicada a avó de Gerard e Mikey. Ela o ensinou a desenhar, pintar, tocar e cantar, e deu a ele o seu primeiro carro - a van branca que aparece no clipe de "I'm Not Okay (I Promise)". Ela também ligava para marcar shows para Gerard e Mikey enquanto eles estavam com a banda em outras cidades. Enquanto estavam fazendo um show em uma cidade distante, sua avó faleceu, o que o inspirou a fazer esta música em sua homenagem. Ele afirma que sua avó foi fundamental para o sucesso da banda. Antes de cantar esta música na Warped Tour 2005, geralmente Gerard gritava para a plateia "E aí vó, como está?". Segundo ele, é a música mais importante de todas para ele e para a banda.

“The lives of everyone you know
And what's the worst you take (worst you take)
From every heart you break (heart you break)
And like a blade you stain (blade you stain)
Well, I've been holding on tonigh”



Então, aqui estão vários motives para escolher esse nome clássico e elegante: Helena. Especialmente se você não liga para popularidade. 


Outras referências:

Helena Barlow, atriz britânica;
Helena Petrovna Blavatsky, filósofa e teósofa russa;
Helena Bonham Carter, atriz britânica;
Helena Carter, atriz norte-americana;
Helena Christensen, supermodelo dinamarquesa;


Helena Christensen

Helena Ekholm, biatleta sueca;
Helena Elinder, esgrimista Sueca;
Helena Engman, atleta sueca;
Helena Erbenová, esquiadora Checa;
Helena Faucit, atriz de teatro britânica;
Helena Fibingerová, atleta da Checoslováquia;
Helena Fromm, lutadora de taekwondo alemã;
Helena Havelková, jogadora de voleibol Checa;
Helena Makowska, atriz polonesa;
Helena Mattsson, atriz sueca;
Helena Modjeska, atriz polonesa;
Helena Nordheim, ginasta holandesa;
Helena Paparizou, cantora sueca;
Helena Rojo, atriz mexicana;
Helena Rubinstein, empresária polonesa;
Helena Suková, jogadora de tênis Checa;
Helena Vondrackova, cantora Checa;


Atualização em 15.12.2016: Helena subiu 3 posições em relação ao ano anterior, e agora figura na 5ª posição no ranking do BabyCenter Brasil 2016.



By









.

3 comentários: