sábado, 23 de maio de 2015

Gabriel




Gabriel origina-se a partir do nome hebraico גַבְרִיאֵל (Gavri'el), que significa "Deus é meu homem forte". Gabriel era um dos sete arcanjos na tradição hebraica.

Ele aparece tanto no Antigo Testamento e do Novo Testamento, onde ele serve como o locutor dos nascimentos de João para Zacarias e Jesus a Maria. Segundo a tradição islâmica era o anjo que ditou o Alcorão a Maomé.

Variantes: Kaapo, Kaapro (finlandês), Gavril (romeno)

Diminutivos: Biel (Catalão), Gabby, Gabe (Inglês), Gabi (romeno)

Formas femininas: Gabrielle (francês), Gabi, Gabriela, Gabriele (alemão), Gabriella (sueco), Gabriela (espanhol), Gabriela (Português), Gabby, Gabriella, Gabrielle, Briella, Brielle (Inglês), Gabi, Gabriela (romeno), Gabriela (polonês), Gabriela (Checo), Gabriela (eslovaco)

Outros idiomas: Jabril, Jibril (em árabe), Gavri'el (Hebraico Bíblico), Gavrail, Gavril (búlgaro), Dzhabrail (chechena), Gabrijel (croata), Gabriel (holandês), Gavriil (grego), Gavriel (hebraico) Gábor, Gabriel, Gabi (húngaro), Gabriele (italiano), Gabriels (letão), Gabrielius (lituano), Gavril (macedônio), Gavriil (russo), Cebrail (turco), Havryil (ucraniano), Gavrel (iídiche)

Popularidade: No Ranking do Baby Center Brasil 2014, Gabriel ocupa a 5ª posição.

Comentários: Gabriel é uma boa alternativa para aquelas pessoas que não querem correr o risco de errar na escolha do nome do filho, pois é um nome que tem excelente aceitação social. 

Atualização: No ranking do BabyCenter de 2015, Gabriel ficou na 6ª posição (-1). Na lista da Arpen/SP, que divulga o número de registros de cada nome no estado de São Paulo, Gabriel contou com 8836 registros em 2014 e com 8691 em 2015.


Atualização 2: Gabriel é o nome de 932.449 pessoas no Brasil, segundo o IBGE (Nomes no Brasil, Censo 2010), sendo que quase 600 mil nasceu depois dos anos 2000. A maior taxa de ocorrência de Gabriel é no Distrito Federal, mas é um nome generalizado por todo o país. Se você está pensando em usar Gabriel, saiba que há possivelmente, considerando que essa pesquisa só vai até 2010, muito mais de 1 milhão de pessoas com esse nome.




By

















.

3 comentários: