quarta-feira, 27 de maio de 2015

Manuela

.
Manuela é um nome que vem crescendo muito em termos de popularidade no Brasil. É a forma feminina do nome Manuel, que vem do hebraico עִמָּנוּאֵל ('Immanu'el) que significa "Deus está conosco". Este era o nome predito do Messias no Antigo Testamento. Variantes: Emanuela (Croata), Emmanuelle (Francês).

Este nome, na versão masculina, tem sido usado na Inglaterra desde o século 16 nas grafias Emmanuel e Emanuel, embora não tenha sido generalizado. O nome tem sido mais comum na Europa continental, especialmente em Espanha e Portugal (nas grafias Manuel e Manoel).

Na ortografia Μανουηλ (Manouel) também foi usado no Império Bizantino, nomeadamente por dois imperadores. É possível que esta forma do nome tenha sido transmitida para a Espanha e Portugal a partir de Bizâncio, uma vez que havia ligações entre as famílias reais (rei Fernando III de Castela casou com Elisabeth de Hohenstaufen, que tinha raízes bizantinas, e teve um filho chamado Manuel). O nome foi usado na Península Ibérica desde, pelo menos, o século 13 e foi levado por dois reis de Portugal.

Sendo assim, percebe-se que a variante masculina sempre foi mais popular que  a feminina, situação esta que se inverteu no Brasil das últimas décadas: quase não se vê meninos portando o nome Manuel, enquanto Manuela virou febre. No Brasil, ele ocupa o 6º lugar no Ranking anual organizado pelo Baby Center Brasil, e perdeu apenas uma posição em relação ao ano anterior.

Uma personalidade famosa com o nome é a princesa Maria Manuela de Portugal (Coimbra, 15 de Outubro de 1527 – Valladolid, 12 de Agosto de 1545), foi uma infanta portuguesa (a segunda filha do casamento de João III e Catarina de Áustria e, junto com o Príncipe João de Portugal, um dos dois únicos filhos do casal a chegar à adolescência).

Ao nascer, sendo então o único filho vivo do monarca, D. Maria Manuela foi jurada Princesa herdeira da Coroa de Portugal, título que manteve até 1531. Nesse ano, o seu irmão mais novo, D. Manuel substituiu-a como herdeiro, em virtude de ser filho varão.

Outra personalidade brasileira de destaque é a Deputada Manuela Pinto Vieira d'Ávila (Porto Alegre, 18 de agosto de 1981), que é uma jornalista e política brasileira, filiada ao Partido Comunista do Brasil (PCdoB). Foi deputada federal pelo Rio Grande do Sul entre 2007 a 2014 e líder de seu partido na Câmara dos Deputados, no mesmo período. Exerce atualmente o mandato de deputada estadual em seu estado.

Referências:

Manuela Arcuri, modelo e atriz italiana;
Manuela Di Centa, política italiana;
Manuela Dviri, escritora italiana naturalizada israelita;
Manuela Leggeri, jogadora de vôlei italiana;
Manuela Levorato, atleta italiana;
Manuela Moelgg, esquiadora alpina italiana;
Manuela Morabito, atriz italiana;
Manuela Secolo, jogadora de vôlei italiana;
Manuela Sáenz, revolucionária equatoriana;
Manuela Schwesig, política alemã;
Alma Manuela Tirone, médica italiana;
Manuela Velasco, atriz e apresentadora espanhola;
Manuela Wiesler, flautista austríaca.


Atualização em 15.12.2016:


Manuela caiu uma posição em relação ao ranking do BabyCenter Brasil  anterior, e em 2016 figura na 7ª posição. 



By










.

2 comentários:

  1. Não gosto de Manuela, Emmanuelle (pelo amor qtas letras) então, eu odeio rsrsrs

    ResponderExcluir
  2. É um bom nome, mas prefiro Manuel

    ResponderExcluir