sexta-feira, 29 de maio de 2015

Beatriz


Forma espanhola e portuguesa de Beatrix,  que provavelmente origina-se de viatrix, uma forma feminina do nome latino  Viator, que significa "explorador, viajante." Era um nome comum entre os primeiros cristãos, e a ortografia foi alterada pela associação com beatus (abençoado). Viatrix ou Beatrix era uma santa do século 4º que foi estrangulada até a morte durante as perseguições de Diocleciano. Na Inglaterra, tornou-se raro após a Idade Média, mas foi reavivada no século 19.

Circula pela Internet e em vários “Dicionários de Bebês” o significado “Aquela que traz felicidade”, mas não há nenhum indício científico de que isso seja realmente válido. Talvez, o fato de significar “viajante” tenha sido associado a “alguém que traz coisas novas, diferentes”, pequenos momentos  de felicidade. Mas para pensar assim, é preciso abstrair bastante do significado real.

Variantes: Beatrice (Inglês), viatrix (Late Roman)

Diminutivos: Bea, Abelha, Trix, Trixie (Inglês)

FORMA MASCULINA: Viator (Latim/Romano antigo)

Outros idiomas: Beatriu (Catalão), Beatrice (francês), Beatrice, Bice (italiano), Beatrise (letão), Beatrycze (polonês), Beatriz, Bia (Português), Beitris (escocês), Beatriz (espanhol), Beatrice (Sueco), Betrys (Galês).

Popularidade: Beatriz está em 12º lugar no Ranking organizado pelo Baby Center Brasil. Já no estado de São Paulo obteve 4.257 registros nessa grafia (Arpen/SP, 2014).

Curiosidades:

Beatriz de Iorque (Londres, 8 de agosto de 1988) é a filha mais velha do príncipe André, Duque de Iorque, e Sara Ferguson. Com o nascimento de Carlota de Cambridge, filha de seu primo Guilherme, Duque de Cambridge, ela passou a ser a sétima na linha de sucessão ao trono britânico e a segunda mulher.

Maria Beatriz de Saboya (Nápoles, 2 de fevereiro de 1943) é a filha mais nova do último rei de Itália Humberto II, e de sua mulher Maria José.

Artistas

  • Beatriz Batarda, atriz portuguesa
  • Beatriz Costa, atriz portuguesa
  • Beatriz Segall, atriz brasileira



Soberanas

Beatriz (Baarn, 31 de janeiro de 1938) foi rainha dos Países Baixos de 1980 até sua abdicação em 2013. É a filha mais velha da rainha Juliana e seu marido, o príncipe Bernardo de Lippe-Biesterfeld. Após a adesão de sua mãe, em 1948, tornou-se a herdeira presuntiva. Quando sua mãe abdicou em 30 de abril de 1980, Beatriz a sucedeu como rainha.

Beatriz de Castela (1242-1303), casada com Afonso III: Beatriz de Castela(em espanhol: Beatriz de Castilla;   ca. 1242 — 27 de outubro de 1303) foi uma infanta de Castela, rainha de Portugal entre 1253 e 1279 e rainha-mãe de 1279 a 1303.

D. Beatriz, casada com Afonso IV: Beatriz de Castela( 8 de Março de 1293 - Lisboa, 25 de Outubro de 1359) foi uma infanta do Reino de Castela e Leão e rainha de Portugal entre 1325 e 1357.

Personagens

Beatriz Portinari, musa de Dante Alighieri. Beatriz Portinari, em italiano Beatrice (Bice) Portinari, (1266 — 8 de junho de 1290) foi, segundo alguns críticos literários, a figura histórica que inspirou o personagem Beatriz, de Dante.

Música

Beatriz – Chico Buarque : “Sim, me leva pra sempre, Beatriz
Me ensina a não andar com os pés no chão
Para sempre é sempre por um triz
Aí, diz quantos desastres tem na minha mão


Diz se é perigoso a gente ser feliz


By









.

4 comentários:

  1. Não consigo adorar Beatriz porque quando nasci cá já era super popular, havia uma Beatriz em cada canto. Sei que é um bom nome, mas não consigo. Não usaria.

    Prefiro Beatrice, mas mesmo assim nunca usaria

    ResponderExcluir
  2. Queria tanto pra botar em uma filha. Mas meu tio botou na filha dele.

    ResponderExcluir
  3. Nossa, odeio o quanto se tornou banal. Quando criança, não era comum. Agora está insuportável lidar com a falta de criatividade. Se eu pudesse, mudaria, mas é uma homenagem à minha bisavó. Então estou buscando outras grafias, pra, ao menos, ficar mais diferente.

    ResponderExcluir